01/12/11 | 15:34
Semed promove II Seminário de Gestão Escolar

Os diretores das escolas da rede municipal de ensino participaram de palestras e mesa redonda voltadas para o tema de liderança. O Evento foi realizado no auditório Eulálio Chaves, na UFAM.

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou dia 28 de novembro, no auditório da UFAM, o II Seminário Municipal de Gestão Escolar. Neste ano, o tema foi ‘Cultura Escolar: compartilhando saberes, experiências e reconstruindo conhecimento. Participaram do evento os diretores, pedagogos e professores das escolas do município.

O Seminário teve como objetivo estimular o desenvolvimento da gestão democrática e eficaz nas escolas, através de um debate sobre o papel das lideranças na gestão educacional, e divulgar as unidades de ensino que tiveram boas práticas de gestão organizacional.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Esc. Mul.) Albérico Antunes de Oliveira, foi um dos destaques por ter vencido o Prêmio Gestão Escolar 2011.

“Trabalhamos o tema “Puxirum” que quer dizer trabalho coletivo. Esse foi o foco para realizarmos os projetos e termos a participação de pais e alunos. A mostra que esse trabalho dá certo é que nos últimos três anos ficamos duas vezes em primeiro e uma vez em segundo lugar”, disse a Diretora da Albérico Antunes, professora Viviane Rocha.

Palestra

O Professor e Mestre Marcos Esteves, ministrou uma palestra para os presentes com o tema: Liderança, Inovação e Gestão de Mudança.

“A paixão faz a diferença na educação”, foi uma das frases ditas pelo palestrante.

Campanha um milhão de pilhas

Durante o evento, o Subsecretário de Gestão Educacional, Suames Maciel Gomes lançou a campanha um milhão de pilhas, que tem o objetivo de arrecadar pilhas e carregadores de celulares usados nas escolas do município.

“Todo mundo tem pilhas velhas em casa. Eu mesmo ao sair de casa hoje, encontrei no meu armário pelo menos cinco pilhas. Esses produtos têm que ser bem destinados senão eles vão parar nos igarapés da cidade causando danos ambientais”, ressaltou o Subsecretário.

A campanha vai ser realizada em parceria com o jornalista Adão Gomes, o Tio Adão, que é o idealizador do projeto. Em contrapartida a escola que mais arrecadar pilhas e baterias será presenteada como uma matéria especial no Programa Nafesta.com.