11/08/15 | 14:19
Semed promove formação para acadêmicos que participarão do Jaavas

Formação JAAVAS. Aud. Semed. Fotos Cleomir (1)Cerca de 50 acadêmicos do curso de Educação Física da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Uninorte participaram, na manhã desta terça-feira, 11, de uma formação para atuarem como árbitros voluntários durante os Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas), que acontecerão a partir do dia 21 deste mês. O Jaavas promove a inclusão de pessoas com deficiências por meio de esportes como basquete, vôlei, atletismo, natação, queimada e futsal.

De acordo com a coordenadora do Jaavas, Shirley Amaral, as instruções são necessárias, pois, na competição, são criadas algumas regras que adaptam os esportes às deficiências dos participantes. A formação será realizada até a próxima quinta-feira, 13.

“Nós vamos trabalhar com pessoas com deficiência. Então, é um trabalho diferenciado e estamos dando uma base para os acadêmicos. Estamos trabalhando nas regras. O basquete de cadeira de rodas, por exemplo, é adaptado para que a criança se sinta socializada. A ideia aqui é passar essas informações. São 50 acadêmicos que vão nos ajudar nos diversos pontos de competição”, explicou, ao destacar que para a edição deste ano o Jaavas conta com mais de dois mil participantes inscritos.

Formação JAAVAS. Aud. Semed. Fotos Cleomir (18)A aluna do 4º período de Educação Física da Uninorte, Lindinalva Bezerra, disse que desde o início do curso se identificou com a educação física adaptada. Para ela, participar do Jaavas como voluntária é um prazer que se une ao aprendizado.

“Desde que a professora Vivi (Wivianne Ferreira, assessora do Jaavas) foi dar aula na nossa sala, ela nos proporcionou vivenciar tudo isso. Foi aí que nasceu meu carinho pela educação física adaptada. Eu acho interessante ver a superação das crianças, saber que meu curso ajuda as pessoas a crescerem, a terem melhor qualidade de vida. Já fiz cursos de capacitação e agora, sempre que puder, eu venho. Quero ganhar experiências. Sempre que posso, participo de atividades em escolas com autistas. Isso devo a minha professora”, compartilhou.

O Javaas
Os Jogos Adaptados André Vidal de Araújo surgiram em 2012 com o intuito de proporcionar a inclusão social de pessoas com deficiência por meio de modalidades esportivas. O evento foi idealizado pela professora Shirley Amaral e, em sua primeira edição, contou com a participação de 600 alunos.

Formação JAAVAS. Aud. Semed. Fotos Cleomir (28)No ano seguinte, já com apoio de toda a Semed e de empresários parceiros, o Jaavas ampliou o atendimento para mais de três mil pessoas. Nesse ano, foi realizada, também, a primeira Corrida Rústica Abrace uma Pessoa com Deficiência para chamar a atenção da população sobre a importância da inclusão.

Em 2015, o Jaavas chega a sua quarta edição. Os jogos serão realizados de 21 a 28 de agosto. No dia 22 ocorrerá a Corrida Rústica no Complexo Turístico Ponta Negra, a partir das 15h, além da Corrida do Abracinho, voltada para crianças.

Observando crescimento significativo a cada ano, a coordenadora do Jaavas, Shirley Amaral, acredita que o evento vai expandir ainda mais suas ações ano após ano.

“Nós estamos em contato com o comitê paralímpico. Estamos trazendo cursos, tentando conscientizar e dar respaldo aos professores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para que eles possam atender melhor e com mais qualidade as pessoas com deficiência”, disse.

Texto: Thiago Botelho
Fotos: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054