03/07/15 | 14:41
Semed promove evento “Cidadania não tira férias”

Cidadania não tira férias.Aud. Semed.  Fotos Cleomir (12)A Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu, na manhã desta sexta-feira, 3, um dia atípica para os servidores da sede. No hall de entrada, a circulação comum de pessoas deu lugar a um grupo de cerca de 60 crianças que se divertiam em pula-pulas e participando de gincanas. O cenário fez parte do projeto “Cidadania não tira férias”, evento coordenado pela Divisão de Ensino Fundamental (DEF), voltado para os filhos dos funcionários da casa.

Esta foi à terceira edição do projeto e neste ano teve o tema: ‘Criança: um cidadão em construção’. O objetivo da atividade foi disseminar entre os pequenos cidadãos a consciência do que é cidadania, de que todos têm direitos e deveres e podem contribuir com uma sociedade melhor. Além disso, é uma oportunidade de lazer para as crianças que nesta época do ano encontram-se de férias.

Cidadania não tira férias.Aud. Semed.  Fotos Cleomir (8)“O objetivo é falar de forma lúdica sobre cidadania para a próxima geração, que são nossas crianças. A gente brinca com eles, interage, mas passa saberes de cidadania. O termo Cidadania não tira Férias surgiu por conta das férias. Mesmo nesses período, nós queremos incentivá-los a serem pequenos cidadãos”, explicou a chefe da DEF, Esther Albuquerque.

As brincadeiras tiveram dois momentos: No térreo da Semed, onde as crianças se divertiram no pula-pula, em jogos interativos das mesas e-blocks e no Jogo da Cidadania, uma gincana que de forma lúdica ensina sobre o tema; No auditório, os pequenos assistiram desenhos e a apresentação da dupla Cida e Dania. Elas são duas amigas que ensinam as crianças sobre temas relacionados à cidadania. Um dos melhores amigos delas é o tributo e o imposto de renda. Entre outros assuntos, a Cida e a Dania também falam sobre a preservação do meio ambiente e a importância de não desperdiçar água.

Cidadania não tira férias.Aud. Semed.  Fotos Cleomir (44)“Eu estou gostando das brincadeiras. Eu aprendi que a cidadania não tira férias. A cidadania é não por lixo no chão e poluir a cidade”, resumiu o pequeno Rogério Augusto, 6. A mãe dele, a servidora Vanessa Cardoso, que trabalha na Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM), parabenizou o evento e afirmou que foi muito bom ter o filho vivenciando seu ambiente de trabalho.

“Ele ficou muito feliz e empolgado em conhecer o meu ambiente de trabalho. É interessante que a Secretaria faça esses eventos justamente para mostrar que educação não é só na sala de aula. Além disso, deixa o colaborador mais confortável. Nós trabalhamos tanto pela educação e é muito prazeroso ver nossos filhos no nosso ambiente fazendo algo diferente e em contato com nossa realidade”, observou.

Educação para o trânsito

Uma equipe do Manaustrans participou do evento e montou um stand para receber as crianças. No local, os pequenos podiam fazer desenhos e pinturas de objetos relacionados ao trânsito. No chão, foi colocado um tapete simbolizando uma via pública e os instrutores ensinavam as crianças a atravessarem a rua de maneira segura.

 

Texto: Thiago Botelho

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054