20/06/18 | 17:31
Semed promove encontro de professores de língua inglesa

Com o tema “Os Desafios Contemporâneos no Processo de Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa”, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizou, na tarde desta quarta feira, 20/6, o encontro de Professores de Língua Inglesa. O encontro contou com a participação de professores da rede municipal de ensino, estudantes de língua inglesa de instituições privadas e  profissionais do Estado.

Organizado pela Divisão de Ensino Fundamental (DEF) e a Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), o encontro teve como objetivo criar um ambiente de debate e reflexão sobre o ensino do Inglês de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, como explicou uma das integrantes da comissão organizadora do evento, Suellen Barros.

“Buscamos oferecer um ambiente de aprendizagem colaborativa e práticas em sala de aula. A intenção do encontro é promover um momento de formação, para passar aos professores de língua inglesa as inovações que surgiram com a homologação da BNCC, bem como novos métodos e abordagens para melhorar a qualidade de ensino, por meio de oficinas”, explicou.

Em uma mesa redonda composta por professores doutores da Ufam, foram discutidos, por exemplo, a obrigatoriedade do ensino de língua inglesa do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, até o 3º ano do Ensino Médio. Na Semed, atualmente, além do ensino da disciplina para os anos finais do Ensino Fundamental, também é realizado o programa English for Kids, que atende mais de sete mil alunos da Educação Infantil e de 1º ao 5º ano, de 30 escolas da rede.

Nas oficinas foram abordadas temáticas como estudo de casos em educação especial na sala de aula de língua inglesa; os novos conceitos didáticos; ensino de inglês nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Ana Cláudia do Nascimento, docente da Escola São José I, localizada na zona Ribeirinha da capital, fez questão de participar do evento, especificamente da oficina “Ensino de Inglês nos anos iniciais do ensino fundamental” e falou sobre como o evento contribuirá no seu fazer pedagógico.

“Como trabalho com ensino regular e alunos do English For Kids nas series iniciais, achei este encontro bastante proveitoso, porque pude tirar muitas dúvidas  na oficina que me escrevi. Então adorei e espero que tenha novamente”, disse.

Aída Souza, professora da Escola Municipal Marly Barbosa Garganta, participou da oficina “Novos conceitos didáticos de inglês”. Aída salientou a importância de participar de momentos de debates como esse, tendo em vista as mudanças atuais nas legislações que tratam sobre o assunto.

“É muito importante que estejamos por dentro das mudanças da educação relacionadas à língua inglesa, que não deixa de ser uma área desafiante para desenvolver um trabalho pedagógico. Por isso, sempre faço questão de participar de momentos de debates”.

 

Texto: Emerson Santos

Fotos: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054