29/11/16 | 15:23
Semed promove encerramento de projeto de coaching para servidores

Curso Team Coaching Life na Educação. Aud. Semed. Fotos Cleomir (26)Implantado em 2016, pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), o projeto Coaching Life na Educação, realizou, na manhã desta terça-feira, 28, o encerramento das atividades. O projeto buscou desenvolver o autoconhecimento, autodesenvolvimento de metas e objetivos pessoais e profissionais dos servidores e público externo atendido pela secretaria.

O projeto foi composto por palestras de introdução ao coaching integral sistemático e coaching life, onde foram utilizados conteúdos atuais de universidades renomadas de várias partes do mundo e descobertas científicas da neurociência, física, quântica, programação neurolinguística (PNL), psicologia positiva, prática da fé e química orgânica.

De acordo com a coordenadora do projeto na Semed, a pedagoga e coach, Cybele Monteiro, o projeto teve um aproveitamento muito bom, a aceitação foi positiva por parte dos educadores, alunos e servidores.

“Esses treinamentos fazem com que a pessoa conheça seus pontos fortes e fracos, suas fragilidades e possa trabalhar em cima disso para ser um servidor público mais proativo, dinâmico, motivado e feliz com sua função. Isso gera excelentes resultados dentro da escola, na sala de aula, no trabalho do gestor para coordenar a equipe para vencer dificuldades”, disse ela.

A Escola Municipal Sonia Maria da Silva Barbosa, localizada na Cidade de Deus, zona Leste de Manaus, funciona como projeto piloto da Semed do projeto Coaching na Educação. O programa beneficia cerca de 1.400 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O diretor da escola, Jonssen Freitas, afirmou que a metodologia veio num momento pontual para ajudar, colaborar e até mudar alguns conceitos dentro da unidade de ensino.

“Nossos alunos eram dispersos, problemáticos, assim como os professores. Quando o coach entrou há seis meses na escola, nós começamos um trabalho para mudar a realidade. Houve uma melhora nesse contexto, pois a escola bateu suas metas, alcançou índices melhores nas provas da ADE dentro da divisão, bem como, o crescimento do IDEB, ou seja, as metas que a Semed nos passou estão sendo alcançadas. Hoje, a escola está completamente transformada”, comemorou.

Cursando mestrado em letras, pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a educadora Lygia de Lima Souza, da Divisão de Ensino Fundamental (DEF) da Semed, fez seu relato de experiência sobre o bom resultado obtido do coaching educacional.

“Primeiro eu tive que olhar para mim, enxergar para poder pensar no lado profissional, porque tudo que estava comunicando no ambiente de trabalho estava comunicando para mim internamente. Tudo que pensava, a maneira como agia, estava interferindo no ambiente de trabalho. O coach veio para eu conhecer meu potencial, conhecer meus limites e, a partir daí, comecei a caminhar e melhorar minha vida”, contou.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054