Três mil alunos da rede municipal de ensino estão sendo beneficiados com consultas oftalmológicas por meio do Projeto “Saúde Ocular”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), desde 1999. A ação está acontecendo desde o dia 21 de novembro, em Escolas Municipais que atuam como polos para outras unidades educacionais que ficam localizadas em torno da zona geográfica.
A Secretaria firmou uma parceria com a Fundação Piedade Cohen para a realização de atendimentos e consultas. A meta é identificar e corrigir problemas visuais que possam comprometer o processo de aprendizagem dos alunos que apresentem deficiências visuais e que necessitem de medidas corretivas.
O atendimento começou nos polos instalados na Zona Norte no último dia 21. Nesta quarta-feira, 28, é a vez do polo da Zona Oeste, depois será da Zona Sul, dia 3 de dezembro e por último as Zonas Leste e Rural. A previsão é que o término de atendimento à comunidade escolar termine na primeira quinzena do próximo mês.
A gerente de Atividades Complementares e Programas Especiais da Semed, Dircélia Ortiz, ressaltou a importância no atendimento aos alunos que não teriam condições de pagar uma consulta e a oportunidade da Secretaria que presta um serviço em prol da comunidade escolar.
“Anualmente são realizados esses exames com os alunos para não prejudicar o rendimento escolar. A previsão é que sejam distribuídos 500 óculos aos estudantes da rede”, completou.
Jucélia Taracinque Gomes, 30, doméstica, mãe da aluna do 5º ano do turno matutino, Angélica Gomes Ramos, 11, aprovou a medida preventiva, pois a escola ajuda e contribui com a comunidade por meio de um serviço de grande relevância.
“É muito legal tudo isso, pelo menos nós não temos que comprar óculos. Acho que deveriam acontecer essas ações sempre”, finalizou.
A aluna do 4º ano da escola, Vivian Farias de Sena, 10, foi uma das beneficiadas com a consulta oftalmológica realizada pela Semed.
“Foi muito bom ter sido atendida pelos médicos. É um trabalho que ajuda os alunos na realização dos exames e na aquisição dos óculos”, confessou.
A Semed, por meio do projeto Saúde Ocular realizou uma triagem nas escolas municipais com 84.820 alunos da rede, realizada pelos professores que fizeram o teste de acuidade visual. Em seguida, foram identificados 7 mil alunos que apresentaram alguma dificuldade visual, deste total foi uma efetivada uma nova seleção para identificar os casos mais sérios que culminou nos atendimentos oftalmológicos e na entrega de óculos.