16/08/18 | 9:38
Semed promove ciclo de seminários destinados aos conselhos escolares

Até o dia 22/9, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) vai promover um ciclo de  seminários voltados para os membros de conselhos escolares do município. As reuniões serão realizadas em cada uma das Divisões Distritais Zonais (DDZs) e o trabalho faz parte das ações do Grupo Articulador de Fortalecimento dos Conselhos Escolares (Gafce) da rede municipal, instituído desde 2016.

O ciclo de seminários começou na tarde de quarta feira, 15/8, no auditório na Escola Municipal Engenheiro João Alberto Menezes Braga, no Bairro Vale do Sinai, zona Norte.

As ações do Gafce são coordenadas pela Divisão de Apoio à Gestão Educacional (Dage) e de acordo com a chefe da divisão Jussara Marques, o objetivo dos encontros é fortalecer a atuação dos Conselhos Escolares e vão envolver membros dos conselhos de 99 escolas municipais.

 “Os municípios foram incentivados a construírem seus grupos articuladores.  E isso começou a ser feito em Manaus em 2016, com um trabalho de fortalecimento, de pesquisa, formando base para criar o Gafce”, explicou Jussara, acrescentado que a Semed pretende realizar o primeiro Fórum Municipal dos Conselhos escolares.

De acordo com o coordenado do Gafce, Luiz Carlos Albuquerque, o ciclo de seminários também vai repassar uma série de fundamentos que embasam a atuação e a importância dos conselhos.

“O encontro visa despertar nos conselheiros e nos conselhos a cultura do estudo, pois eles precisam se fundamentar teoricamente sobre o papel e a sua importância, bem como a participação da comunidade nos destinos da escola”, disse.

Seminários

Durante cada seminário serão trabalhados quatro módulos: o papel do conselho escolar como estratégia de gestão democrática da educação; os conselhos escolares e democratização na construção da cidadania; o conselho escolar e a aprendizagem na escola e conselho escolar e sua organização em fórum. Os temas serão discutidos em grupo, questionários e exposições após o trabalho feito nas rodas de conversas.

O professor de geografia e secretario do conselho escolar da Escola Municipal Antônia Pereira, disse que os seminários possibilitam a interação entre os conselheiros e a troca de experiências.

“O seminário ele traz elementos que enriquecem o nosso conhecimento, como legislações especificas, informações pertinentes sobre o funcionamento do conselho e, importante também porque conseguimos ver o que está dando certo em outras escolas e que pode ser adotado na nossa”.

 

Texto: Emerson Santos

Fotos: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054