29/02/16 | 8:54
Semed promove carnaval da inclusão no CMEE André Vidal

Carnaval da incluusão. EM. Andre Vidal. Fotos Cleomir (48)Com o objetivo de promover um momento de sociabilização, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu na tarde desta sexta-feira, 26, o carnaval da inclusão, voltado para os alunos com deficiência de toda rede de ensino. A atividade aconteceu na quadra do Complexo Municipal de Educação Especial André Vidal Araújo, localizada na Vila Amazonas, zona Centro-Sul, e marcou o início das atividades dos Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas) de 2016, que completa cinco anos de fundação.

De acordo com a coordenadora do projeto, Shirley Amaral, a ideia do carnaval inclusivo foi começar a 5ª edição do projeto de forma diferenciada, unindo festa popular, alegria e momento de conscientização acerca dos direitos e potenciais das pessoas com deficiência. “Decidimos começar esta edição do projeto de uma forma diferente, mais alegre, utilizando uma festa popular para conscientizar e mostrar a sociedade os direitos e o grande potencial que as pessoas com deficiência possuem”, afirmou.

O evento contou com presença de alunos atendidos pelo complexo André Vidal de Araújo e demais unidades da rede municipal de ensino que trabalham com pessoas com deficiência. Durante a atividade, pais e responsáveis se envolveram no momento, compartilhando e fazendo parte da programação que contou com canções típicas de carnaval e entretenimento.

Carnaval da incluusão. EM. Andre Vidal. Fotos Cleomir (31)A dona de casa Clara Said, mãe de Leonardo Said, que é assistido pelo Complexo há mais de nove anos, fez questão de participar da ação. Para ela, atividades como o carnaval inclusivo, de fato, contribui para integração das pessoas com deficiência, pois eles gostam de estar no meio de outras pessoas para conversar, compartilhando alegrias, extravasando e interagindo.

“Eu sempre trago meu filho em momentos como este, porque acredito que é um grande canal de sociabilização e ele adora. Ele brinca, se distraí, interage com amigos e, com isso, aumenta a sua autoestima”, contou.

Outro brincante foi o aluno atendido pela Escola André Vidal de Araújo, Jorge Alves, que no início do evento dançou e se divertiu com seus amigos ao som de marchinhas de carnaval. Ele foi acompanhado da mãe, Maria Pascoal. A dona de casa pontuou o carnaval da inclusão como algo especial para seu filho.

“Isto parece algo simples, mas não para eles (alunos com deficiência). Percebo no seu olhar, no jeito e no comportamento depois que acaba o evento. Por isso, acredito que momentos de interação como este devem ser repetidos constantemente, pois tenho certeza que não é só meu filho que é beneficiado”, destacou a mãe.

Carnaval da incluusão. EM. Andre Vidal. Fotos Cleomir (5)O evento contou ainda com o grupo pedala mania que levou cadeiras de rodas adaptadas para utilizar no decorrer da atividade e com participação da banda que tocou diversos ritmos.

Jaavas

Os Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas)  tem a finalidade de promover a integração, socialização e inclusão dos alunos de toda a rede municipal de ensino de Manaus, por meio do esporte, respeitando os limites e a individualidade de cada um. No decorrer de cada edição, são realizados jogos envolvendo as modalidades de atletismo, basquetebol, voleibol, futsal, natação, jogos recreativos, tênis de mesa, queimada e atividades que envolvem a sociedade em geral em lugares públicos e abertos.

O público alvo é pessoas com deficiência intelectual, síndrome de autismo, deficiência  visual, auditiva e paralisia cerebral, que façam parte da rede municipal de ensino ou de entidades filantrópicas e instituições que trabalham com pessoas com deficiência. O evento deve reunir, este ano, mais de 5 mil pessoas.

 

Texto: Emerson Felipe

Foto: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054