18/03/14 | 15:09
Semed promove capacitação para auxiliares de bibliotecas

Cerca de 110 auxiliares de bibliotecas estão participando de um curso de formação, que teve início na manhã desta terça-feira (18), na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), na rua Maceió, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul. A capacitação acontecerá até a próxima quinta-feira (20).

De acordo com a coordenadora de bibliotecas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Loana Portela, a formação compreende diversas informações para melhor organizar o acervo da biblioteca. “Damos uma capacitação geral para eles conhecerem os alunos, horários de funcionamento das bibliotecas, a parte técnica da biblioteca e como atender, também, os professores e a comunidade”, explicou.

O curso acontece pelo menos duas vezes ao ano, pela manhã e durante a tarde, em turmas divididas. A previsão, segundo Loana, é que no segundo semestre uma nova capacitação seja desenvolvida, voltada para a preservação dos livros.

A auxiliar de biblioteca, Sara Rodrigues, atua na Escola Municipal Villa Lobos, no bairro São Francisco, zona sul, e apesar de trabalhar há 18 anos na biblioteca, faz questão de participar de todas as formações.

“Já participei de várias capacitações, mas acho importante estar renovando os conhecimentos, porque sempre tem alguma coisa nova, algum recurso e até mesmo experiências de outras colegas que enriquecem nosso trabalho”.

Sara contou, ainda, que o curso é muito importante para a dinamização e valorização da biblioteca. “São conhecimentos que adquirimos para divulgar o espaço. Muitas pessoas acham que, por conta das mídias, as bibliotecas não são mais importantes, mas temos um espaço com um conteúdo que não existe na internet e em outras mídias. O importante é divulgar a biblioteca para não perder seu valor”, finalizou.

Texto: Luana Carvalho

Fotos: Rodemarques Abreu

Assessoria de Comunicação da Semed

Gisa Prazeres – 8842-1188 / 3632-2054