26/09/18 | 11:20
Semed promove atividades voltadas à saúde e qualidade de vida do servidor

Até a próxima sexta-feira, 29/9,  a Secretaria Municipal de Educação (Semed) estará promovendo   atividades voltadas à saúde do servidor na sede  do órgão, localizado no Parque Dez de Novembro, zona Centro-Sul, e nas Divisões Distritais Zonais (DDZs)  com o objetivo repassar informações sobre  cuidados e hábitos saudáveis que contribuam com a melhoria da qualidade de vida dos profissionais da rede municipal de ensino.

A abertura das atividades aconteceu nesta terça-feira, 25/9, na sede do órgão com a palestra “Saúde do Trabalhador da Educação, gerando compromisso entre si”, feita pela especialista em Terapia Cognitiva Comportamental, Leila Carvalho,  para mais de 200 professores, além de servidores lotados na sede do órgão e nas DDZs.

Durante a abertura da programação, a chefe da Divisão de Pessoal da Semed, Altina Magalhães, destacou que por mês  aproximadamente 400 servidores solicitam afastamento de suas atividades laborais    por motivo de doença e que esses afastamentos são prejudiciais para eficiência da prestação de serviço da rede municipal de ensino à população. Segundo a chefe, a  programação foi uma das estratégias encontradas pela Semed para conscientizar os servidores sobre o cuidado que devem ter sobre a sua saúde.

“Por isso, estamos fazendo esta programação para  justamente  tentar identificar o que secretaria pode fazer para tentar diminuir estes índices e, ao mesmo tempo, proporcionar ao nossos servidores o repasse de informações e esclarecimentos para se  prevenirem de doenças ocasionadas no ambiente de trabalho”, explicou.

A atividade será realizada em conjunto com as sete DDZs da Semed, sob a  coordenação da  Gerência de Desenvolvimento do Servidor (GDS). Segundo a chefe em exercício da GDS, Ana Cristina Pinheiro,  cada Divisão decidirá como fará sua programação.

“Durante a semana, cada DDZ promoverá suas ações conforme suas especificidades, trabalhando principalmente com ações preventivas relacionadas  a doenças osteomusculares e psicológicas, por serem as patologias  mais identificadas  ultimamente  em nossos servidores ”, destacou.

A palestrante explicou principalmente sobre doenças psicossomáticas e patologias sofridas com certa frequência por professores como a Síndrome de Burnout,  distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso.

Durante a palestra que tinha como público-alvo os profissionais da educação, os participantes aprenderam também formas para melhorar a qualidade de vida.

“É importante que a pessoa faça algum tipo de atividade social, melhore as suas  relações interpessoais e seja mais assertiva para melhorar a sua qualidade de vida”, destacou.

Para coordenadora do Programa Ciência na Escola  (PCE) do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei), Suzana Barroso Meneses, a programação, além de proporcionar conhecimento, valoriza os servidores, em especial os professores, que segundo os dados da secretaria são os mais prejudicados com doenças psicológicas, como estresse e depressão.

“Como professora, vejo que é uma ação interessante, porque faz com que nos sintamos reconhecidos e acredito, ainda,  que é super válida, a medida que   coloca o professor como protagonista, e mostra pontos que podem melhorar a sua saúde e,  que enriquecem o espírito e a alma, trabalhando  aspectos relacionados à motivação dos servidores da rede  municipal de ensino”, afirmou.

 

Texto: Emerson Felipe

Fotos: Lton Santos/ Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054