02/10/13 | 14:33
Semed promove ‘artistas mirins’ na Semana do Livro Infantil

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) está promovendo a Semana do Livro Infantil na Escola Municipal José Tavares de Macêdo. Leitura, dramatização e danças de obras famosas da literatura foram apresentadas no pátio da unidade de ensino, que foi transformada em palco e viveu momentos de arte com clássicos como Alice no País das Maravilhas, Sítio do Pica-Pau Amarelo e a Bela e a Fera.

“Estamos vivendo, literalmente, cada personagem. O interessante é que durante a pesquisa percebemos que os alunos tomam gosto pela leitura e passam a ver a leitura de outra maneira, de uma maneira gostosa e divertida”, disse a professora Anete Valdevino, que viu seus alunos encenaram Alice.

O secretário Pauderney Avelino assistiu a apresentação de dança ‘A Lenda do Rio Amazonas’, dos alunos do 5º ano e elogiou o desempenho das crianças. “É muito bonito ver as crianças adentrando no mundo da literatura. Queremos que as crianças na educação infantil estejam em fase de letramento e já no 1º ano do ensino fundamental saibam ler e escrever, e para isso, o acesso a literatura infantil desperta o gosto pela leitura”, afirmou.

Exposição

Após as apresentações, cada turma expôs os trabalhos na área externa da escola. Assim como nas feiras de ciências, as histórias eram contadas para os que visitavam os stands.

“Nossa escola se move pela leitura. Todos nossos alunos são bem envolvidos com a prática da leitura, porque temos um projeto chamado ‘Livro que te quero livre’, onde o aluno leva semanalmente pra casa qualquer livro literário da biblioteca e faz trabalhos sobre o assunto” explicou a diretora da Escola Municipal José Tavares de Macêdo, Raimunda Conceição.

Cristiane Melo, mãe da aluna Kalíria, do 5º ano, aprovou as ações do projeto. “É muito legal. Acho que assim as crianças se interessam mais pela leitura”, afirmou.

A semana do Livro Infantil está sendo realizada simultaneamente em todas as escolas municipais até o próximo dia 11 de outubro.