27/09/19 | 17:19
Semed promove ação voltada para a saúde do servidor

A Secretaria Municipal de Educação (Semed-Manaus) realizou na tarde desta sexta-feira, 27/9, mais uma programação voltada à saúde do servidor, com palestras ministradas por profissionais da área de fisioterapia e psicologia.  A atividade, que contou com quase 100 servidores do órgão, ocorreu na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM).

Segundo a chefe da Divisão de Pessoal da Semed, Altina Magalhães, a atividade teve o objetivo de proporcionar orientações que contribuam para a redução dos indicadores de doenças causadas pelo estresse, má postura e/ou excesso de peso, que influencia nas atividades laborais dos profissionais.

“O quadro da Semed é composto por uma média de 17 mil servidores, desse total, 600 solicitam pedidos de afastamento mensalmente por motivo de doença. O número nos preocupa porque tem crescido, principalmente, porque a secretaria se preocupa com a saúde dos seus servidores.  Daí a motivação de fazer estes momentos que servem para prevenir e cuidar da saúde do nosso servidor”, explicou.

As palestras ‘Transtorno Mental’ e ‘Doenças Osteomusculares’ foram ministradas, respectivamente, pelo psicólogo Ladys da Silva e fisioterapeuta Sérgio de Souza Cruz.

Durante a explanação, o fisioterapeuta destacou como pode ser desencadeado uma Lesão por Esforço Repetitivo (LER). “Se eu faço um movimento repetitivo e não faço uma pausa no trabalho para fazer um alongamento, uma ginástica e ainda sou sedentário, a minha predisposição para adoecer e ter uma LER, por exemplo, é muito maior. Isso quer dizer que a junção de um conjunto de fatores leva a uma patologia seria no ambiente de trabalho”, salientou.

Já o psicólogo destacou o funcionamento do cérebro humano, os grandes grupos de transtornos mentais, como: psicose, neurose e borderline, além do processo de adoecimento mental.

Para Rogério Costa, lotado no cadastro funcional, a programação serviu como alerta para a vida dos servidores da Semed. “Estes tipos de ações são sempre bem-vindas porque nos faz refletir sobre o cuidado que damos para nossa saúde, para nossa vida”, disse.

 

Texto: Emerson Santos
Fotos: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054