06/11/12 | 16:47
Semed promove a 9º edição da Campanha Sorriso na Escola

Além de oferecer aos alunos do município de Manaus a qualidade no ensino, a Secretaria Municipal de Educação – Semed preza pelo bem estar e principalmente a saúde escolar de toda a rede. Para firmar esta atitude, nesta segunda-feira, (5), a Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais –GACPE deu início à programação da 9ª edição da Campanha Municipal Sorriso na Escola em várias unidades da rede municipal de ensino.

Jogral, peças teatrais, fantoches, músicas, escovação supervisionada, desenhos, pinturas, sessão de vídeo, distribuição de kit de saúde bucal e concurso Garoto e Garota Sorriso são algumas das atividades de prevenção à saúde bucal dos alunos.

No CMEI Argentina Barros localizado no bairro Francisca Mendes, Zona Norte de Manaus, as ações da Campanha Sorriso na Escola aconteceram nesta segunda-feira. As atividades têm como objetivo conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da saúde bucal.

Para o aluno do 2º período, Kauã Cabral, 6, a prevenção é o melhor remédio para ter os dentes saudáveis.

“ É importante cuidar dos dentes. Temos que escovar os dentes todos os dias, usar fio dental, porque senão as bactérias vão entrar e, com isso, vai dar um monte de bichinhos e vamos acabar  perdendo eles”, comentou o aluno.

Já para o aluno, Pedro Henrique, do 1º período, 5 anos, este dia vai marcar a sua vida.

“ Adorei o dia de hoje, gostei muito de tudo que foi dito e, aprendi várias coisas legais, dentre elas: escovar os dentes corretamente e ter muito cuidado com os mesmos”, contou.

A chefa da Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais – GACPE, Dircélia Ortiz, frisou que esta campanha reflete na qualidade do ensino.

“A partir do momento que passamos a sensibilizar as crianças para hábitos saudáveis na saúde bucal, consequentemente, teremos um bom rendimento escolar”, explicou.

A odontóloga, Maria Aparecida, salientou que o trabalho de conscientização e prevenção acerca da saúde bucal é crucial para esta fase inicial.

“Este tipo de campanha, assim como as outras é extremante importante, pois oportuniza o conhecimento, qualidade de vida e, principalmente malefícios que na maioria das vezes são causados por descuido e pela falta de entendimento. A partir das campanhas passadas podemos observar que o trabalho que foi desenvolvido deu aos alunos um novo direcionamento e uma atenção maior para sua própria saúde. Isso é importante salientar”, disse.

 

Campanha

Esta campanha está ligada ao Programa Municipal de Educação do Escolar – PMSE e existe desde 2001 realizando diversas atividades relacionadas à prevenção da saúde bucal dos alunos da rede municipal de ensino.

Programação nas escolas

No decorrer do mês as DRE´s terão dias e horários diferenciados para desenvolver atividades voltadas à campanha nas suas respectivas escolas. Isso será feito de maneira organizada e com auxílio de profissionais da área, dentre eles, Agentes de Saúde Escolar, Auxiliares de Saúde Bucal e Cirurgiões – Dentistas da SEMED e SEMSA. Para dinamizar estas ações haverá apresentações artísticas, atividades preventivas com distribuição de kits de higiene bucal, atividades de educação em saúde com palestras e a escolha da Garota e Garoto Sorriso na Escola.