12/06/19 | 19:08
Semed promove 2º Encontro de professores de Língua Inglesa

Com o tema ‘BNCC na prática: do documento para a sala de aula de língua inglesa’, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou na tarde desta quarta-feira, 12/06, o 2º Encontro de Professores de Língua Inglesa da rede municipal de ensino. A ação foi realizada nos auditórios Rio Negro e Solimões e nas salas da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

O encontro teve como objetivo promover um debate sobre os processos de ensino e aprendizagem da língua inglesa, bem como a prática de sala de aula e, ainda, no que diz respeito às competências e habilidades da BNCC no que se refere à disciplina de língua inglesa no ensino fundamental.

O evento contou com uma vasta programação dividida em duas frentes de trabalho com palestras e oficinas. As palestras trabalharam  as temáticas: ‘Implementação da BNCC no Amazonase ‘BNCC na prática’, o planejamento de aulas de língua inglesa’. O conteúdo foi exposto por educadores da UFAM de instituições que trabalham com ensino da língua inglesa.

A segunda parte da atividade  foi composta por oficinas relacionadas à tecnologia, jogos, dinâmicas, além de inclusão, planejamento e projetos de sala de aula.

A coordenadora da ação, Kátia Florêncio, destacou que a ideia do evento também foi dar continuidade a discussão do 1º encontro dos professores de língua inglesa, realizado em 2018.

“A ideia da atividade foi dar continuidade ao encontro de professores de língua inglesa promovido pela Semed no ano passado que iniciou a discussão da BNCC e ao mesmo tempo oferecer um momento diferenciado com palestras e oficinas voltadas para prática de sala de aula do professor de língua inglesa”, explicou.

A atividade também ajudou a promover a interação entre os docentes de língua inglesa da rede municipal de ensino  e educadores de licenciatura de língua inglesa da Ufam.

Umas das professoras Dione Silva Batista que trabalha no projeto English For Kids na Escola Municipal Poeta João Cabral de Melo Neto, no Bairro Mauazinho, zona Leste. Segundo a educadora, encontros com estes que integram professores da rede,  promovem  a  troca de experiência e de aprendizagem coletiva que contribuem na formação e no fazer pedagógico dos docentes  da rede municipal de ensino.

“Encontro como esses são sempre muito positivos para professor. Por isso, acredito que são  muito válidos  e que  só contribuem para a prática da sala de aula do professor”, frisou.

Texto: Emerson Santos