22/04/13 | 9:07
Semed prepara conferência com as Divisões Distritais Zonais

Depois da realização da primeira etapa de reuniões com pais, responsáveis, professores, diretores, servidores, pedagogos e administrativos nas escolas municipais de todas as zonas geográficas da cidade, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou a Pré-conferência Municipal de Educação, com o ciclo de encontros, desta vez em todas as Divisões Distritais Zonais (DDZ) Educacionais da Secretaria.

As primeiras a promoverem os encontros são as DDZ VI e III que abrangem as zonas Leste e Norte, respectivamente. O fórum de discussões tem a participação de um diretor, um professor ou pedagogo, um pai ou responsável e um aluno maior de 16 anos, devidamente eleitos nas reuniões realizadas nas unidades educacionais.

A ação faz parte da mobilização da Secretaria Municipal de Educação (Semed) nas DDZs para preparação da IV Conferência Municipal de Educação, que tem como tema central “Plano Nacional de Educação: Fortalecendo Democracias e Respeitando Diversidades na Construção de Educação Municipal”, que está agregado a sete eixos temáticos.

Segundo o secretário municipal de educação, Pauderney Avelino, é mais uma etapa que a Secretaria realiza com a ação dos educadores, da sociedade civil e escolar para melhorar o processo de ensino aprendizagem que afeta todo o país e, não somente, a capital amazonense.

“É uma reunião a fim de que possamos ir de encontro com situações que nos preocupam, como ver crianças que não sabem ler e escrever, além de não identificar os números. São crianças com idade de 6, 8, 9 e 10 anos de idade, e isso não pode continuar. Estamos nos preparando para fazer a Semana Municipal de Educação onde serão apresentados planos de metas ousadas que, pela primeira vez na história da cidade, vamos implementar. Este, é o passo inicial para que possamos extrair as sugestões para a formulação do plano com a colaboração de todos os envolvidos”, comentou o secretário.

A chefa da DDZ VI, Ana Maria, considera que a participação de todos é um momento especial. A educadora diz que é a oportunidade de poder discutir, sugerir e procurar soluções para uma boa formação do aluno na escola, como futuro cidadão útil à sociedade.

“É algo muito especial, todas as DDZs estão empenhadas no sentido de procurar soluções e dar o encaminhamento das propostas que vão melhorar a qualidade da educação no município”, disse.

O diretor geral dos distritos da Semed, Vagner Castro, explica qual será o procedimento das divisões educacionais do município em relação às propostas que darão um impulso maior na educação da rede municipal de ensino.

“A palavra de ‘ordem’ do secretario Pauderney Avelino é abrir a ‘caixa preta’ da educação municipal e não deixar mais nada debaixo do tapete. As nossas reuniões com professores, gestores e educadores não é mais para festa, e sim fazer uma revolução e aprofundar as discussões. Não podemos mais aceitar crianças do 1º ao 5º ano sem ler e escrever, portanto a proposta da Semed é partir para um novo conceito de educação que começou com as escolas, passa pelas DDZs e encerra com a Conferência Municipal de Educação”, explicou.

 

Programação

A Pré-Conferência Municipal de Educação, abrange o período de 10 a 30 de abril, sendo primeiramente nas escolas e estendendo-se para os Distritos Educacionais, respectivamente. O próximo passo será a Pré-Conferência da sede desta Secretaria, que acontecerá dia 3 de maio, na Assembleia Legislativa do Amazonas – ALE. O ciclo de reuniões para serem tratados assuntos referentes à educação do município,  encerrará com a Conferência Municipal de Educação, nos dias 20, 21 e 22 de maio, do ano corrente, no Centro de Convenções e Eventos Dulcila, da Ponta Negra.