21/06/12 | 14:31
Semed participa do XI MIEIB

Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB) é um evento nacional que visa debater melhoria nas políticas públicas neste segmento da educação.

Na manhã de hoje (05), a Secretaria Municipal de Educação (Semed), participou do XI Encontro Norte do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil, promovido pelo Fórum Amazonense de Educação Infantil (FAMEI). O evento aconteceu no auditório Eulálio Chaves, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e contou com a presença de representantes dos fóruns educacionais de todos os estados do norte, além de representantes do Ministério da Educação (MEC).

Na ocasião foram debatidos melhorias nas políticas públicas neste segmento de educação. Todas as reivindicações e sugestões farão parte de uma carta que será enviada ao MEC, para que o ministério trabalhe junto às secretarias de educação e escolas privadas de ensino infantil.

“O objetivo deste evento é articular e mobilizar a sociedade civil em torno da escolarização de crianças de zero a seis anos. Nosso trabalho é de fiscalizar e articular instituições que trabalham com a educação infantil”, explicou a representante do Comitê Gestor do Fórum Amazonense de Educação Infantil, Elisiane Lima da Silva.

Segundo a chefe da Divisão de Educação Infantil, Deuza Fonseca, a Semed participou apenas como convidada e ouvinte daquilo que serão as reivindicações dos profissionais da categoria.

“Nossos professores estão aqui e ouvirão desses profissionais as diretrizes e parâmetros da educação infantil utilizadas em outros estados. Acredito que esses movimentos, como o MIEIB, entenderam que a educação infantil deve ser o principal foco da educação”, disse.

O Subsecretário de Gestão Educacional da Semed, Suames Maciel Gomes, que compôs a mesa de debates do encontro, falou em seu discurso sobre o compromisso da Semed com a educação infantil das escolas do município.

“Nós acreditamos que a educação infantil é a base da educação. O nosso Secretário, Dr. Mauro Lippi, já visitou todas as escolas da Semed e ouviu dos professores as reivindicações de melhorias, e desde então vem se empenhando para ofertar uma educação de qualidade em ambientes adequados para tornar prazeroso para alunos e professores o processo de ensino e aprendizagem”, falou.