25/11/14 | 12:08
Semed participa do VI Encontro Científico da AMA

Com a participação de alunos portadoras do transtorno do espectro autista, professores, técnicos, pais e responsáveis foi realizado nesta terça-feira, 25, a abertura do VI Encontro Científico da Associação dos Amigos de Autistas do Amazonas (AMA-AM). O encontro vai até esta quarta-feira, 26, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que tem um convênio com a entidade há mais de 10 anos.

 

A Semed atende cerca de 800 alunos autistas, entre classes especiais, escola especial e ensino regular. Além disso, alguns alunos do município fazem parte das atividades da AMA-AM.

 

O presidente da AMA-AM, Edmando Luiz Saunier de Albuquerque, afirmou que o evento é uma chance dos profissionais envolvidos com autismo de debater sobre o atendimento prestado a pessoas portadoras do transtorno do espectro autista. “Esse encontro tem grande importância para as famílias, profissionais e os próprios autistas. A maioria dos autistas que hoje estão inclusos são os leves e moderado”, disse.

 

Segundo a gerente de educação especial da Semed, Reni Formiga, a secretaria tem um convênio com a AMA, com cooperação técnica e pedagógica na cedência de três professores da rede. Para ela, o encontro é uma forma de socializar os trabalhos desenvolvidos os autistas.

 

“Nossos os professores vão acompanhar a palestra de bosn profissionais e assimilar conhecimentos para melhoria do trabalho com os nossos alunos autistas”, declarou.

 

Programação

 

O VI Encontro Científico da AMA contou com a palestra “Direitos da pessoa com espectro do autismo”, com representante do Ministério Público Estadual, mesa redonda com membros da Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM) e do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Na oportunidade, houve, também, a apresentação cultural dos alunos da Escola Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo, além de outras atividades.

 

TEXTO: Paulo Rogério Veiga

FOTOS: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054