20/09/19 | 15:29
Semed participa do aniversário de 14 anos da Delegacia Especializada em Meio Ambiente e Urbanismo (Dema)

O projeto ‘Árvore do Conhecimento’, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Instituto Soka – Centro de Pesquisas e Estudos Ambientais do Amazonas (Cepeam), foi uma das atrações do aniversário de 14 anos da Delegacia Especializada em Meio Ambiente e Urbanismo (Dema). O evento foi realizado nesta sexta-feira, 20/9, no Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), bairro São Jorge, zona Oeste.

A programação contou com atividades como oficinas, exposições, palestras educativas e visita guiada pelo zoológico do Cigs, além da premiação de um concurso de desenho, com a participação de estudantes de escolas municipais e estaduais.

A titular da Dema, a delgada Carla Biaggi, destacou o aniversário da entidade alusivo ao Dia da Árvore, mas principalmente a participação dos parceiros e os trabalhos pedagógicos realizados com os alunos, desde cedo pela Semed.

“Foi muito importante à presença da Semed em nosso evento, trazendo atividades que já são desenvolvidas com crianças e adolescentes para nós fornecermos mais elementos das atividades aqui no Cigs. Na delegacia além da repreensão, se trabalha a prevenção lúdica, relacionadas ao meio ambiente para as crianças e adolescentes nas escolas”, comentou.

Para subsecretaria de Gestão Educacional da Semed, Euzeni Trajano, a exposição é uma forma de mostrar o trabalho com as crianças das 15 Creches Municipais, além da interação das escolas visitantes com outras unidades de ensino de conhecer ao mesmo tempo o zoológico.

“Hoje estamos aqui com uma grande exposição voltada para o projeto Árvore do Conhecimento, sendo um braço do projeto Sementes da Vida, que foi lançado pela Vemaqa, mas é especificamente da Semed em parceria Instituto Soka Cepeam. Nós começamos a fazer o plantio de arvores nas Creches, plantando desde cedo, a partir do primeiro ano essa consciência ambiental de cuidar da natureza”, citou.

Segundo a coordenadora das Ocas do Conhecimento Ambiental, Gina Gama, foi muito importante a participação da Semed na programação, pois as atividades realizadas pela Ocas na rede municipal de ensino agregam alunos e comunidade.

“É um projeto que conta com a interação de toda comunidade escolar, das crianças, os pais, servidores e que está deixando para comunidade e a sociedade um legado de um clima mais agradável, além de um espaço para que as crianças possam desenvolver atividades lúcidas nas escolas”, disse.

O diretor Josias Benfica da Silva, da Escola Municipal São Vicente de Paula, bairro da Compensa, zona Oeste, levou 51 alunos,  do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (Eja) para visitar a exposição. Para ele, foi um momento único, pois muitos que não conheciam o local

“Os alunos foram escolhidos por méritos, na verdade pegamos os três melhores alunos de cada sala pela média de notas. É uma premiação para eles fazerem essa visita. Alguns nunca vieram no Cigs. É um trabalho pedagógico que a escola faz, onde os professores depois vão pegar esse conhecimento e trabalhar em sala de aula”, finalizou.

Texto: Paulo Rogério
Fotos: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054