02/08/16 | 16:49
Semed participa de Seminário Estadual da BNCC

02-08-16-Seminário do BNCC na Nilton Lins.Fotos- Rodemarques Abreu (69)A Secretaria Municipal de Educação (Semed) está participando, até a próxima quarta-feira, 04, do Seminário Estadual da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), promovido pelo Ministério de Educação (MEC) em todo o país. A secretária Kátia Schweickardt participou, na manhã desta terça-feira, 2, da abertura do evento, no auditório da Faculdade Nilton Lins. Também participaram o secretário de Educação Básica do MEC, Rossieli Soares, secretário estadual de Educação, Algemiro de Lima e profissionais do magistério de escolas municipais, estaduais e particulares.

No primeiro dia do Seminário, os participantes assistiram palestras que subsidiarão a finalização do documento texto da BNCC, que será encaminhado ao Conselho Nacional de Educação. A representante da União Nacional dos Dirigentes de Educação (Undime) no Amazonas, Silleti Lira, explicou que o BNCC é um documento de referência para o currículo educacional do país, que teve sua primeira fase finalizada em maço – onde a população em geral pôde contribuir -. Nesta segunda fase, segundo ela, a proposta será revisada e ajustada.

02-08-16-Seminário do BNCC na Nilton Lins.Fotos- Rodemarques Abreu (68)“Agora nós vamos ajustar todos os objetivos retirados da contribuição da primeira etapa, vamos compilar esses objetivos numa discussão mais estreita com os professores. Nós temos até o dia 19 de agosto para enviar o documento final ao Conselho Nacional de Educação”, disse.

A secretária Kátia Schweickardt, destacou as dificuldades enfrentadas pelos educadores de fazer educação com qualidade no Amazonas, e acredita que a BNCC deve conter as experiências vivenciadas pelos docentes do Estado.

“Nós, no Amazonas, sabemos fazer educação, mesmo com as dificuldades por sermos o maior Estado do país. O que precisamos é que a diversidade saia do discurso e transpasse para a Base Nacional. E como é que se operacionaliza isso e abre brechas para que isso venha acontecer na prática? Começa aprendendo a ouvir o que nós temos a dizer e isso será feito neste documento nacional”, afirmou.

A secretária destacou ainda que fazia algum tempo que não era criado um espaço para discutir a educação no Brasil e que a iniciativa de uma nova Base Nacional, contemplando ideias e propostas de educadores, vai permitir que crianças e adolescentes recebam uma educação de qualidade.

 

Engajada no BNCC

A gestora do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Irmão Ciro, na zona Norte de Manaus, Karla Danielle Olavo, considera-se uma defensora do BNCC. Na primeira fase, ela reuniu professores de sua unidade de ensino, e deu sua contribuição na construção da Base Nacional Curricular Comum.

Nesta segunda fase, ela diz que irá se engajar para que o documento contemple todas as diretrizes essenciais para uma educação infantil de qualidade.

“O BNCC visa garantir o desenvolvimento pleno das nossas crianças através de uma base que garanta essa educação não só da nossa realidade, mas que apresente o cenário da educação infantil em todo o país. Hoje, quero ver quais os objetivos que visam contribuir e quais, de repente, não são tão significativos para esta etapa de educação, que é tão importante”, observou.

 

Palestras

No primeiro dia de seminário, os participantes assistiram a três palestras. A primeira com o Mestre Ricardo Dias Cardozo, que abordou a temática do ensino fundamental. Na sequencia, o professor doutor Ricardo Lyra Netto, que lecionou na Pontifícia Universidade, no Rio do Janeiro (PUC-RIO), falou de sua experiência como assessor da Secretaria de Educação Básica do MEC, na elaboração do BNCC e a última palestra do dia foi realizada pela doutora em educação pela PUC de São Paulo, Kátia Regina Mori.
Texto: Thiago Botelho

Fotos: Rodemarques Abreu

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054