30/09/14 | 16:49
Semed participa de Formação em Serviço com a Fundação Itaú Social

Educadores do Departamento de Gestão Educacional (Dege) e chefes das Divisões Distritais Zonais (DDZs) da Secretaria Municipal de Educação (Semed), além da subsecretária de Gestão Educacional, Ana Falcão, participaram da Formação em Serviço para conhecimento da tutoria pedagógica da Fundação Itaú Social.  O evento aconteceu na manhã desta terça-feira, 30, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

 A formação faz parte do Projeto de Expansão e Melhoria Educacional da Rede Pública Municipal de Manaus (Proemem) coordenado pela Semed, que visa construir novas escolas com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O Proemem foi aprovado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão em 25 de abril deste ano e visa expandir o acesso à educação básica, infantil e fundamental.

A pedagoga do Proemem da Semed, Marinalda Melo, disse que a previsão é implementar a nova metodologia de tutoria educacional em 2015. Segundo ela, o encontro é uma oportunidade para que todos possam conhecer procedimentos para utilizar os recursos do projeto desenvolvido pelo Itaú Social.

“Hoje, a fundação é nossa parceira nas ações do Proemem, onde os educadores vão trabalhar de forma específica na questão da tutoria de nossos professores. Essa metodologia foi aplicada em Nova York, em um momento que houve necessidade de se reestruturar o sistema educacional. No Brasil, tem se mostrado muito exitoso, por conta disso, nós também iremos adotar, e trouxemos a Fundação Itaú Social, com seus profissionais para formar os educadores da rede”, disse.

A diretora do Dege da Semed, Marcionília Bessa, participou do encontro e fez questão de ressaltar a importância de uma nova ferramenta pedagógica, além da preocupação da secretaria em dar um suporte maior aos professores no trabalho do processo de ensino e aprendizagem.

“Esse novo suporte vai nos proporcionar um acompanhamento mais sistematizado do trabalho do professor. Nós vamos ter a oportunidade de oferecer condições de metodologias diferenciadas. Vamos poder acompanhar o professor no seu trabalho do dia a dia, assim como o pedagogo da escola. É importante nos prepararmos para ajudar o educador na sua prática no cotidiano em sala de aula”, explicou.

Com trabalho em Fortaleza, Goiânia e São Paulo, além de outras cidades no País, a tutora pedagógica e de área da Fundação Itaú Social, Sayuri Masukawa, explicou a importância do encontro com os educadores e técnicos da Semed para expor sobre a tutoria, que pode ser difundida no próximo ano, em Manaus.

“Nós estivemos aqui para explicar um pouco sobre a metodologia da tutoria, que é uma formação em serviço do profissional da rede de ensino. Estamos em fase de negociação para uma possível parceria com a Secretaria de Educação da cidade. Nossa intenção é a formação dos novos professores, que chegaram na rede com pouca ou muita experiência. A ideia da tutoria é potencializar essa experiência que o educador já traz consigo”, finalizou.

A meta é instruir 20 formadores da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) pela equipe da Fundação Itaú Social no próximo ano. Depois disso, a Semed irá selecionar 100 educadores para formação de tutores dentro do projeto da tutoria educacional.

A formação em serviço para conhecimento da tutoria pedagógica do Itaú Social com os educadores da Dege da Semed e chefes da DDZs de todas as zonas geográficas da cidade, finaliza na manhã desta quarta-feira, 1º, no auditório da Semsa.


Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Cleomir Santos
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054 / 8842-1188