20/08/15 | 16:20
Semed participa de encontro para a troca de experiências sobre a educação no campo

I Encontro de Comitê  Educ.  no Campo UEA - Fotos Rodemarques Abreu (5)Dezessete instituições públicas e privadas, além de movimentos populares ligados à terra, entre outros segmentos, participaram na manhã desta quinta-feira, 20, da abertura do Iº Encontro do Comitê Estadual de Educação de Campo. O encontro, que segue até esta sexta-feira, 21, visa socializar as experiências da educação no campo, debater o papel e definir as ações das organizações no contexto amazônico. A Secretaria Municipal de Educação (Semed), que trabalha a educação no campo com 84 escolas da rede, também participa do evento.

O evento ocorreu no auditório da Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), situada à avenida Djalma Batista, na Chapada, zona Centro-Sul. A proposta é também discutir a elaboração do regimento do comitê e instituir sua coordenação.

I Encontro de Comitê  Educ.  no Campo UEA - Fotos Rodemarques Abreu (11)De acordo com o membro do Comitê Estadual e coordenador da Educação do Campo da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Antônio Menezes da Costa, a entidade foi instituída pela portaria nº 301/2015 e publicada no Diário Oficial do Estado no dia 11 de maio de 2015.

“Queremos apresentar para a sociedade a necessidade de discutir uma educação que respeite as particularidades, os povos do campo, uma educação que pense nos conhecimentos tradicionais, a organização e dinâmica dos povos que habitam o campo amazônico, além de outros conceitos. Devemos entender nesse contexto a relação entre homem, terra, floresta e água”, completou.

A assessora pedagógica da Semed e interlocutora do programa Escola da Terra do Ministério da Educação (MEC) na secretaria e da Comissão Estadual e Municipal de Educação do Campo, Waldiléia Cardoso, fez questão de ressaltar a importância do encontro para se buscar novos caminhos no segmento educacional.

I Encontro de Comitê  Educ.  no Campo UEA - Fotos Rodemarques Abreu (9)“É uma frente de trabalho da Seduc, que vem com a ideia de juntar representatividades de várias instituições. Nós estamos representando a Semed, onde esse comitê vai pensar nas politicas públicas para as escolas da zona rural, tanto na área ribeirinha quanto rodoviária. Como a secretaria tem um contingente muito grande de atendimento, nós estamos no comitê para levar a contribuição da Semed e as situações encontradas no dia a dia nessas escolas para a discussão”, enfatizou.

A Semed trabalha com a educação do campo em 84 escolas municipais da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Rural, que abrange as unidades de ensino da AM 010 (estrada que liga Manaus a Itacoatiara), BR 174 (Manaus – Boa Vista), além dos rios Negro e Amazonas. Dentro da Divisão Rural são atendidos 11.334 alunos.

Texto: Paulo Rogério
Foto: Rodemarques Abreu

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054