14/02/13 | 15:48
Semed participa da 8ª edição da Campanha Nacional de Carnaval

O evento conseguiu reunir Secretarias como a Semasdh, Setrab, Sine Manaus, Smtu e mais de 300 pessoas  

A Secretaria Municipal de Educação – Semed participou nesta sexta feira, 8, da 8ª edição da Campanha Nacional de Carnaval pelo Fim da Violência Sexual contra Crianças e Adolescente, com o tema “Não desvie o Olhar. Fique atento. Denuncie”. O evento aconteceu no Parque dos Bilhares, bairro da Chapada, zona centro-sul da cidade.

Compareceram no evento, o Prefeito de Manaus, Arthur Neto, a vereadora Therezinha Ruiz, assessores pedagógicos, gestores, professores, a representante da Comissão Técnica interinstitucional do PAIR na Semed, Eliana Hayden dentre outros.

O objetivo da Campanha, assim como das anteriores, é conscientizar a sociedade sobre a incidência da prática de Exploração de Crianças e Adolescentes em todo o país.

“Colocaremos toda máquina e a força da Prefeitura de Manaus a favor da luta contra violência de crianças e adolescentes na cidade. O percentual de casos que temos, hoje, é lastimável. Temos que mudar este quadro e diminuir os dados inaceitáveis”, disse Arthur, estarrecido com incidência de casos de violência sexual na capital.

Eliana Hayden, que trabalha diretamente com casos de violência sexual a alunos na Semed, ressaltou que “políticas públicas de prevenção e enfrentamento da violência sexual devem ser contínuas e eficazes, com espaços adequados para atender crianças e adolescentes vitimizadas, com pessoas capacitadas, inclusive sem rotatividade dos profissionais que realizam o seu atendimento” comentou.

Ainda, segundo Hayden, “a violência sexual nega a condição de sujeitos de direitos, negando, portanto, seu direito à proteção e sua própria oportunidade”, desabafou.

Para o aluno, Wendel Vieira, do 9º ano, da Escola Municipal Vicente de Paula, o evento foi um momento de aprendizado e de conscientização. “Adorei esta tarde, pois nela aprendi que devo respeitar o próximo e fazer a minha parte como cidadão”, declarou.

Já para a Assessora Pedagógica da DRE VII, Mauricélia Sena, Campanhas como essa, vem colaborar e incentivar os trabalhos que são desenvolvidos pela Secretaria em torno da violência sexual, ao longo do ano.

“Este momento é importante, pois demonstra que há várias secretarias aderindo ao trabalho que fazemos no decorrer do ano nas escolas, com os alunos, em passeatas, campanhas, palestras e orientações”, ressaltou Mauricélia.

Histórico

As Campanhas tiveram início, após a implantação do Programa de Ações Integradas e Referencia de Enfrentamento a Violência Sexual Infanto Juvenil – PAIR, implementado em Manaus em setembro de 2003, por conta dos altos índices de meninas e mulheres exploradas sexualmente. A partir de 2005 as campanhas aconteceram consecutivamente.