03/05/18 | 16:17
Semed orienta educadores para mudanças na BNCC e novas legislações

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou, nesta quinta-feira, 3/5, em parceria com a FTD – Educação, o ‘Encontro Conectados’, que debateu em uma videoconferência aspectos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Participaram do evento, ocorrido no auditório da secretaria, professores, pedagogos, servidores administrativos e gestores de escolas da rede municipal de educação e de algumas instituições da rede privada.

A videoconferência acompanhou o evento que aconteceu em São Paulo, que teve transmissão ao vivo para todo o país, e contou com profissionais renomados da área como Marcelo Tas, Cesar Callegari, Emilia Cipriano e Ricardo Mariz, para debater sobre as mudanças, as oportunidades e os desafios que estão por vir com a chegada da BNCC.

Segundo Cesar Callegari, Presidente da Comissão de Elaboração da Base Nacional Comum Curricular e Sociólogo, o Mec está estabelecendo coordenações de visitas para articular as novas mudanças. “Para evitarmos a omissão com os diversos municípios, deve-se fazer as análises diretamente com as unidades de ensino, temos um prazo e iremos cumprir”, disse.

Para a Diretora do Departamento de Gestão Educacional (DEGE), Marcionília Bessa, o evento trouxe mais entendimento sobre as implicações da BCC e a oportunidade é ótima para retirar as dúvidas dos servidos públicos e privados da rede de ensino de Manaus.

“É importante que os educadores tenham conhecimento e entendimento, porque a partir de junho participaremos de uma consulta pública da proposta curricular juntamente com o estado, então temos de ficar por dentro dessas mudanças e traçar estratégias para promover a mobilização na rede”, observou.

Segundo a Chefa da Divisão de Ensino Fundamental Vera Lúcia Lima, no dia 16 de maio acontecerá a segunda etapa do encontro, juntamente com os professores nas unidades de ensino e será feito outro momento para uma nova mobilização.

A gestora da Escola Municipal Profª. Maria José Nunes da Luz, Francisca Marizette Arruda, falou que as mudanças vieram para ajustar algumas ações que já ocorriam em algumas escolas. “A maior discussão que debatemos é sobre gênero, por mais que promulgamos as informações que obtivemos, a base nos trará algumas novas estratégias, com essas mudanças, para junto com os professores  termos sucesso em nossas ações, finalizou.

 

Texto: Patryck Vieira

Fotos: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054