10/04/18 | 14:04
Semed orienta bolsistas para realização da primeira ADE do ano

Iniciaram nesta terça-feira, 10/4 e vão até amanhã, 11/4, as orientações para a os beneficiários do Programa Bolsa Universidade que vão atuar na aplicação da primeira Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE), desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A 1ª prova da ADE será realizada no dia 25 de abril, nas unidades de ensino da Semed da Zona Urbana, envolvendo os alunos do 3º, 4º, 6º e 8º ano do Ensino Fundamental. A 2ª prova ocorrerá no dia 25 de julho, acrescidos dos alunos da 3ª e 4ª fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A última prova da ADE acontece no dia 9 de outubro, com a participação de outras modalidades, mais os estudantes do Projeto Itinerante.

Além de acompanhar a realização da prova, os 516 bolsistas também farão as transcrições das respostas das turmas de 3º ano. A orientação está sendo promovida pela Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM) da Semed, em parceria com a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi). Além de orientações sobre a transcrição, foram repassadas informações sobre alocação nas escolas, entrega de frequência individual e carta de apresentação.

De acordo com a chefe da DAM, Núbia Breves, a orientação é primordial para que os bolsistas possam desempenhar da melhora maneira possível seu trabalho com os alunos e na escola e, assim, a aplicação da avaliação seja bem sucedida.

“Nós precisamos fazer uma orientação de perto com eles, sabatinar mesmo, perguntar o que eles compreenderam de cada ponto, para que cheguem à escola e façam o trabalho da melhor maneira possível”, concluiu.

A acadêmica do 3º período do curso de Direito, Veronyca Cristina Rabelo, 20, é uma das bolsistas que vai participar do processo da avaliação. Para ela, é uma chance de aprendizado e contribuição aos alunos da rede municipal. “Quero aprender muito com isso, ajudar essas crianças e acredito que vou ganhar muita coisa, como sabedoria. Isso vai contribuir para a minha formação, porque pretendo um dia dar aula”, salientou.

Outra estudante que está empolgada pela chance de participar da ADE é Maricley Evangelista dos Santos, 36, aluna do primeiro período do curso de Serviço Social, que falou sobre oportunidade. “Estou começando na área de Serviço Social e isso é algo novo e já está sendo um aprendizado”.

A prova

A ADE foi aplicada pela primeira vez em 2014 e desde lá vem se consolidando como ferramenta de auxílio na melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos alunos da rede municipal de ensino de Manaus. Os alunos respondem questões de Língua Portuguesa e Matemática e os do 8º ano também são avaliados em Ciências. A Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM), setor responsável pela aplicação da prova, tem uma equipe de técnicos que elaboram as questões.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054