19/10/17 | 13:58
Semed oferece formação em parceria com fundação Telefônica Vivo voltada para classes multisseriadas

Assessores pedagógicos da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Rural, Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), Departamento de Ensino de Gestão Educacional (DEGE) e Gerencia de Tecnologia Educacional (GTE) participaram de uma formação, na manhã desta quinta-feira, 19/10, voltada para a Educação no Campo e Classes Multisseriadas. A formação foi oferecida por meio do projeto ProFuturo, realizado em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Fundação Telefônica Vivo.

Durante a atividade, os profissionais participaram de dinâmicas de grupo em que foram discutidas e respondidas uma série de questões relacionadas às Classes Multisseriadas, oferecidas em algumas unidades da zona Rural da rede municipal de ensino, como metodologia de ensino, cumprimento do currículo e os desafios de oferecer uma educação de qualidade para turmas com alunos em diferentes idades, fases de ensino e aprendizagem.

A secretária municipal de educação, Kátia Schweickardt, participou do encontro e falou sobre a importância da atividade, principalmente por se tratar de uma modalidade de ensino diferenciada. “A educação no campo exige múltiplas metodologias frente às diversidades e expectativas e temos muito a aprender com elas, por isso, encontro como esses são fundamentais. Como agrônoma, tenho muito interesse por esse tema”.

A instrutora da formação, técnica da fundação Telefônica Vivo, Lucia Helena Nilson, explicou a proposta da aula oferecida. “Neste material, entregue aos assessores e produzido pela fundação Telefônica, nós vamos discutir como é possível trabalhar conjuntamente dentro dessas turmas multisseriadas, de forma que o ensino seja feito de maneira satisfatória”.

A chefe da DDPM, Rita Esther Luna destacou que debater o tema é importante por ser uma realidade local. “As classes multisseridas são uma realidade da rede municipal de educação. Então, precisamos discutir para que possamos entender melhor essa modalidade, nos preparando melhor para que tenhamos maior competência para lidar com ela e resolver as muitas variáveis que se apresentam, desde questões estruturais até a formação de professores”.

 

Texto e Fotos: Martha Bernardo

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054