19/11/13 | 12:43
Seminário debate ações das bibliotecas escolares

Os bibliotecários das escolas municipais da Divisão Distrital Zonal IV, que compreende a zona norte da cidade, se reuniram na manhã desta quinta-feira, 28, para discutir as ações das bibliotecas escolares para o ano letivo de 2014. O evento foi realizado na Escola Jarcele Zaranza e contou com palestras e oficinas para os participantes.

A DDZ IV tem 25 bibliotecas sob sua responsabilidade e o principal objetivo da reunião foi traçar estratégias para promover o uso dos acervos por parte dos alunos.

“A biblioteca é parte integrante da escola, ela é um recurso pedagógico que dá suporte para os alunos e precisamos dinamizar e otimizar as ações para que o aluno deseje a leitura”, disse a Assessora de Linguagem da DDZ IV e coordenadora do evento, Katty Anne Nunes.

Além das palestras e oficinas, 13 escolas expuseram os trabalhos realizados na biblioteca durante o ano de 2013. A Escola Municipal Mario Lago apresentou o Projeto Sacola de leitura, onde as crianças levam para casa uma sacola feita artesanalmente com um livro e um questionário sobre a obra. Cada aluno tem três dias para ler e responder as perguntas.

“Eles (alunos) levam o livro na sexta-feira e devolvem na segunda com o questionário respondido. Começamos esse trabalho no segundo semestre, mas já temos percebido que dificilmente os questionários não vêm respondidos, o que mostra que os alunos estão tendo a responsabilidade de ler. Eu acredito que esse projeto incentiva a leitura e também a interpretação das histórias”, disse a auxiliar de biblioteca Gessy Bentes.