01/10/15 | 15:16
Semed mobiliza servidores e alunos da rede em manhã dedicada à leitura

01-10-15 Dia de Ler todos os Dias - Fotos Rodemarques abreu (25)Alunos e servidores da rede municipal de educação tiveram nesta quinta-feira, 1°, uma manhã dedicada à leitura. O evento Dia de ler é todo dia mobilizou 200 mil pessoas da rede em um desafio literário que dá largada às ações da Semana da Literatura Infantil, que começa na próxima segunda-feira, 5, nas escolas do município. A ideia foi fazer não só as crianças, mas também os funcionários pararem alguns minutos do dia para se dedicarem à leitura de alguma obra.

O hall do prédio da Semed, no Parque Dez, se transformou em uma biblioteca ao ar livre. Os setores arrecadaram livros para ficar a disposição para os interessados em ler. Depois, as obras foram doadas às pessoas que transitavam nas proximidades da secretaria. A biblioteca móvel do Sesc (BiblioSesc) deu suporte e disponibilizou seu acervo com mil exemplares.

01-10-15 Dia de Ler todos os Dias - Fotos Rodemarques abreu (5)De acordo com Loana Portela, coordenadora da ação, o evento é uma atividade nacional que nasceu na cidade de Barueri, em São Paulo, e se expandiu para os municípios Brasil a fora. Manaus, segundo ela, foi a quarta capital a aderir e vinculou a ação como o pontapé para a Semana da Literatura Infantil.

“A Semed foi convidada pela prefeitura de Barueri a se engajar nesse movimento. É uma ação nacional da qual vários municípios do país estão participando. Nossa secretaria aderiu por se preocupar com a leitura. Sabemos que a leitura é importante para levar conhecimento, ampliação de vocabulário e cidadania às pessoas. Muitas não têm esse incentivo à leitura. Então, esse momento é de convocar nossos servidores a serem exemplos para nossos alunos. Afinal, só pode incentivar a leitura quem é um bom leitor”, disse.

Rotina mudada

01-10-15 Dia de Ler todos os Dias - Fotos Rodemarques abreu (13)Os vários setores da Secretaria se mobilizaram e promoveram ações de leituras. No Departamento Geral dos Distritos (DEGD), a árvore do conhecimento foi “plantada” na entrada da sala. Ela continha dicas de obras literárias e frases de reflexão. Durante todo o dia, os funcionários paravam alguns minutos suas atividades costumeiras para lerem livros e promoverem ações em grupo.

A chefe do setor, Gérnia Santos, comandou a dinâmica cantada, na qual os participantes respondiam as perguntas feitas cantando uma música. Para a assessora pedagógica do DEGD, Rosa Sena, o momento serviu para descontrair. Ela conta que diariamente analisa 15 processos, os quais precisa ler com atenção e interpretar o texto, mas ressaltou que a atividade de leitura de obras literárias foi bem mais prazerosa. “Penso que momentos como esse deveriam acontecer com mais frequência”, afirmou.

01-10-15 Dia de Ler todos os Dias - Fotos Rodemarques abreu (21)A subsecretária de Gestão Educacional, Euzeni Trajano, destacou a importância do evento para a educação. “A leitura nos abre vários caminhos, várias possibilidades. Por meio da leitura é que podemos nos expressar melhor, falar e escrever melhor. A leitura faz parte do nosso dia a dia. Então, ser uma pessoa leitora é ter a certeza de que nos daremos melhor na sociedade. A leitura é essencial em todas as profissões”, observou.

Leitura inclusiva

As atividades de leitura envolveram todos os alunos da rede municipal de ensino, entre eles os mais de 1,2 mil estudantes que têm algum tipo de deficiência.

Aluna do Centro Municipal de Educação Especial André Vidal, Juliene Maciel declamou o poema ‘No meio do caminho’, de Olavo Bilac, que leu por meio do braile. A estudante de 17 anos é deficiente visual, mas afirmou que sua cegueira não a impede de ser uma leitora assídua.

“Foi um momento bem especial. A leitura é muito importante. Nós, com deficiência visual, temos como ler por meio do braile. Quando eu leio, imagino aquilo que estou conhecendo”, disse.

Texto: Thiago Botelho
Fotos: Rodemarques Abreu

Assessoria de Comunicação

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

(92) 3632-2054