20/02/20 | 16:51
Semed lança projeto-piloto de ginástica laboral para servidores

Secretaria Municipal de Educação (Semed-Manaus), por meio da Divisão de Pessoal, realizou na manhã desta quinta-feira, 20/2, o lançamento do projeto-piloto da Ginástica Laboral para os funcionários lotados na sede. As atividades devem ocorrer durante o horário de expediente, entre às 8h30 e 10h em cada setor, de acordo com o cronograma já aprovado pela coordenação do projeto.

A Gerência de Desenvolvimento do Servidor (GDS)/Serviço Social será responsável pela execução da ação, que disponibilizará um profissional de educação física, uma enfermeira, assistentes sociais e psicólogos para atendimento aos servidores da sede. O objetivo da ação é melhorar a saúde e evitar lesões por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais. Além disso, a Semed pretende incentivar nos servidores a prática de exercícios físicos.

A ideia da implantação da Ginástica Laboral, surgiu depois de dados constatados pela Semed que apontaram que dos mais de 15 mil servidores, aproximadamente 3.535 pediram afastamento por motivos de saúde. Os problemas são os mais variados, como licença médica, maternidade, prorrogações de licença médica, auxílio doença e licença para acompanhar familiar doente.

A secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, participou da atividade laboral junto com os funcionários da sede.

“Acho que se a gente procurasse todos os dias fazer um pouquinho de atividade iria melhorar muito a nossa condição física, com isso, também a mental, a paciência com o colega do lado, a gente iria respirar melhor. Enfim, o ambiente de trabalho melhoraria. Acho que a gente tinha que ter esse compromisso”, disse.

A chefe da divisão de pessoal, Altina Magalhães, afirmou que a ação vai ajudar os servidores com a saúde no geral, começando esse procedimento dentro do ambiente do trabalho diário na sede.

“A estatística não mostra dados muitos favoráveis para gente. São dados que demonstram um número crescente de servidores adoecendo por esforço repetitivo, por problema osteomuscular, psicossociais, entre outros. A Semed teve essa ideia do setor de pessoal para que a gente desenvolvesse um projeto na tentativa de minimizar essa estatística de forma positiva”, comentou.

Responsável pela ginastica laboral, o profissional de educação física, Thiago Rafael da Costa Barros, destacou o trabalho com os servidores.

“O trabalho será de estimulação ao servidor da prática de atividade física. O laboral vem trabalhar também a questão a prevenção de doenças ocupacionais, tentar evitá-las e na prevenção de uma melhor qualidade de vida. Além disso, contribuir para a saúde dos servidores na questão da obesidade, pressão arterial, diabetes, onde tudo isso, vamos também passar orientações sobre essas patologias”, finalizou.

Grávida de oito meses, Tabatta Lorena Coelho Guimarães, 32, lotada na assessoria jurídica da Semed, mesmo fazendo duas vezes na semana pilates e três vezes hidroginástica, participou da atividade laboral. Segundo ela, a iniciativa vai ajudar os servidores sobre a questão de uma vida saudável.

“É muito válido essa iniciativa, principalmente no final da minha gestação, que a gente precisa realmente está em movimentação no corpo. Essa questão do alongamento para mim, foi ótimo, porque a gente dorme de qualquer jeito na gravidez e acordar de manhã e ter essa possibilidade de fazer essa atividade laboral no seu próprio ambiente de trabalho para mim foi super válido, a pessoa fica com uma disposição melhor para trabalhar”, disse.

 

Texto: Paulo Rogério
Fotos: Eliton Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054