22/03/17 | 16:32
Semed lança programa de formação para gestores da rede municipal de educação

33464430611_5c329c178c_zPara fortalecer a gestão educacional, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou, na manhã desta quarta-feira, 22/3, o lançamento do Programa de Gestores Municipais (PROGEM), no auditório Nina Lins, da faculdade Nilton Lins, Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul da cidade. O programa vai beneficiar os 490 gestores da rede municipal de ensino e faz parte do Projeto de Expansão e Melhoria Educacional da Rede Pública Municipal de Manaus (Proemem).

O processo de formação e certificação dos diretores escolares está de acordo com o que determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e a meta 19 do Plano Nacional de Educação (PNE). Além da formação dos diretores escolares, a meta é aproveitar o processo de formação e realizar um banco de reservas para potenciais candidatos a gestores (10% do quadro atual).

A Secretaria da Semed, Kátia Shcweickardt, que esteve presente no evento, afirmou que a iniciativa é importante para que a secretaria consiga alcançar as metas traçadas o ano letivo 2017, em prol da qualidade do processo de ensino aprendizagem.

“O Progem é um programa que visa à valorização dos gestores que fazem a diferença, não importando a limitações que possui. Ele é aquele responsável principal pelo cumprimento da nossa missão que é fazer educação básica de qualidade”, salientou.

Segundo a presidente do grupo de trabalho do projeto Proemem, Vilma Pessoa, os gestores terão workshops, com encontros para construção da proposta da formação dos gestores, a partir da segunda quinzena de abril, assim como encontros mensais na última semana de cada mês para momentos formativos.

“O programa vem justamente para chamar todos os gestores a compreenderem e entenderem melhor o papel que eles exercem, para que eles se enxerguem como a pessoa responsável dentro do cotidiano escolar para obter o melhor desempenho dos alunos”, contou.

Para o desenvolvimento do programa, os diretores terão a representatividade por meio do Comitê de Gestores Escolares, com um total de 36 educadores. A diretora Ana Nery Dantas, da Escola Municipal Júlio César de Moraes, no Riacho Doce II, zona Norte de Manaus, é uma das integrantes do comitê. Ela explica como será o trabalho juntos aos demais diretores.

“Esse é o papel fundamental do comitê de levar as opiniões e sugestões de gestores às reuniões mais fechadas com as chefias, pois o grupo é grande. Vamos junto às lideranças das chefias fazer esses ajustes”, contou.

Com o tema “Diagnóstico do Desempenho Educacional do Município de Manaus: acesso, progresso e aprendizado”, o economista chefe do Instituto Airton Senna, Ricardo Paes Barros, fez um panorama da situação educacional no país, mas fez boa referencias sobre a situação do município de Manaus, apesar das dificuldades.

“O sistema educacional do município de Manaus tem mostrado um desenvolvimento fantástico ao longo da última década, mas ainda temos muita coisa a ser feita. Para isso, toda informação que quem estar dentro da escola sobre os aspectos de que o município ainda precisa avançar vai ser muito importante”, disse.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054