26/09/13 | 9:46
Semed lança os Cadernos de Atividades na rede municipal

A Prefeitura de Manaus realizou nesta quarta-feira, 25, o lançamento dos cadernos de atividades no auditório da secretaria. O evento contou com a presença de alunos, professores do ensino fundamental e infantil, além de pedagogos e gestores. Os livros foram criados por professores e pedagogos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) com a finalidade de melhorar a qualidade da educação, levando em consideração não só o desafio de alavancar os índices estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC), mas também proporcionar um material de apoio pedagógico embasado na realidade regional e cultural do alunado.

O Secretário Municipal de Educação Pauderney Avelino, parabenizou as pessoas que contribuíram na criação dos cadernos. “Hoje é um dia muito especial para nós, porque hoje estamos concretizando um projeto grandioso com lançamento e a entrega destes cadernos. Este material é fruto de muito esforço e determinação de uma equipe formada por profissionais competentes da Semed”, disse.

O conteúdo trabalhado nos cadernos são focados nos descritores de conhecimento que farão parte do conteúdo programático da prova Brasil, que será realizada no próximo ano. Dentre os assuntos do 5º ano estão a linguagem formal e informal, Interpretação de texto, localização de informações, interpretação de dados e gráficos, variações linguísticas, entre outros. Em matemática vão ser trabalhados grandezas, formas, números reais fracionários, geometria, entre outros, trabalhados também com os descritores.

Os cadernos voltados para educação infantil foram preparados para crianças que estão no 2º período. Eles estão de acordo com a proposta pedagógica da secretaria e abordam assuntos relacionados à linguagem, matemática, natureza e sociedade, entre outros.

A chefe da Divisão de Ensino Fundamental Ana Falcão, um dos setores responsáveis pela elaboração dos cadernos, falou sobre a importância do uso do material em sala de aula. “Além de contribuir no processo de ensino-aprendizagem, os cadernos de atividades irão facilitar, exclusivamente, o trabalho dos professores do ensino infantil e fundamental”.

Ana Falcão conta que no próximo ano os cadernos serão confeccionados para todos os anos e que serão entregues em toda rede municipal de ensino.

Os cadernos foram criados pensando na realidade das escolas da secretaria e são destinados a alunos do ensino infantil e fundamental dos anos iniciais e finais. Nesta primeira fase, 21.600 alunos da educação infantil e 49.939 alunos do ensino fundamental serão contemplados.