07/05/15 | 16:26
Semed lança manual para a execução de programas federais na escola

Com o intuito de facilitar o acesso dos diretores escolares a informações sobre o planejamento, execução e prestação de contas dos programas federais em vigência nas escolas públicas de Manaus, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) elaborou um manual que vai guiar o gestor neste processo. O documento foi entregue, na manhã desta segunda-feira, 7, junto a uma cartilha do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) no auditória da secretaria, localizado no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.

Atualmente, as escolas da Semed têm acesso a nove programas federais. Entre eles, o Mais Educação, PDDE e o Atleta na Escola. De acordo com a chefe da Divisão de Apoio a Gestão Escolar (Dage), Jussara Marques, as informações foram elaboradas por técnicos da divisão e também estarão disponíveis no portal da Semed.

“Esses documentos são instrumentos de informação e conhecimento para a melhor execução dos programas federais. Nele, o gestor vai poder operacionalizar os programas de forma correta e aplicar os recursos com mais segurança. Eles serão entregues para as escolas da DDZ (Divisão Distrital Zonal) Rural, por conta da dificuldade de acesso à internet e estará disponível no portal para todos terem acesso”, explicou.

Jussara informou que anteriormente a Divisão trabalhava com oficinas, mas percebeu que era algo muito vago. Já o manual, segunda ela, é mais prático, pois é uma espécie de prestação de contas daquilo que informam ao diretor. “O documento está pronto. Daqui para frente, nós vamos ajustar os programas de acordo com as legislações vigentes, que mudam quase que anualmente. Vão ser informações em tempo hábil”, destacou.
“A Semed está disponibilizando esse manual de orientações que é fundamental para que os recursos federais sejam bem aplicados e os programas sejam, de fato, aplicados com qualidade. Nós temos uma meta de trabalharmos na qualidade da educação do município e para que possamos desenvolver isso, é necessário que sigamos as orientações para desenvolvermos a educação municipal de forma qualitativa”, observou a subsecretária de Gestão Educacional, Elzeni Trajano.

Agilizador no processo

A diretora da Escola Municipal Professor Júlio Cesar de Moraes Passos, Ana Nery Dantas, afirmou que o manual será um agilizador do processo, possibilitando acesso prático às informações dos programas. Na unidade de ensino dela, estão em vigência os Programas Mais Educação e PDDE.

“O manual vem para agilizar a operacionalização em relação à documentação dos programas. Isso é uma solicitação antiga para que as coisas fiquem padronizadas, porque há momentos em que ficamos na dúvida, mesmo dirigindo a escola há muito tempo. Agora é só ir ao manual e tirar essas dúvidas”, comemorou.

 

Texto: Thiago Botelho

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054