27/03/13 | 18:19
Semed lança Jogos de Educação Infantil e Meio Ambiente – JEIMA nas escolas da Zona Leste

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Divisão Regional de Educação DRE VI, realizou na manhã desta quarta-feira, 27, a solenidade de lançamento do 6º Jogos de Educação Infantil e Meio Ambiente (Jeima) em parceria com a Petrobrás, no auditório da DRE, bairro Zumbi, Zona Leste da cidade.

O evento reúne 12 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) localizados na Zona Leste. O Jeima será realizado em três etapas distintas: Palestras de sensibilização e oficinas ambientais promovidas pelas escolas para toda comunidade (será promovido um dia da família na escola – intitulado Eu Participo); Concurso de Brinquedos e Jogos Recreativos.

O Jeima é uma idealização da DRE VI que preocupada com o desenvolvimento e valorização da Educação Infantil, elaborou em conjunto com os profissionais de Educação Física, Educação Infantil, Eixos Educação Ambiental e Interação Escola, família e comunidade.

O Secretário Municipal de Educação, Pauderney Avelino, presente na solenidade elogiou a iniciativa dos jogos e a preocupação dos educadores de cuidar desde cedo à questão ambiental com as crianças.

“Esse trabalho é da maior importância que se inicia na pré-escola, porque as crianças começam a interagir, seja no esporte ou com outras crianças estimulando dessa forma o tema, mas não de forma competitiva, mas sim o aluno tem o contato com o lazer, o pedagógico e com ação do meio ambiente”, contou.

O titular da Semed aproveitou para anunciar que irá ampliar o Jeima em todas as Divisões Regionais Educacionais (DREs).

“Nós vamos expandir para toda cidade, ou seja, os sete distritos educacionais da Semed, todos serão integrados nesse projeto, proporcionando dois ou três dias de atividades pedagógicas, lúdicas e esportivas na integração de todos os alunos da rede”, comentou.

A assessora do eixo de educação ambiental da DRE VI, Vânia Guida, disse que os jogos com as crianças são importantes, porque desde cedo elas aprendem a cuidar e preservar o meio ambiente.

“Ano passado, o Jeima não foi realizado, mas esse ano os jogos voltam com toda motivação das escolas, dos coordenadores. E saber que os outros distritos também serão implantados é uma vitória. A educação ambiental é algo que precisa ser expandida”, completou.

Pela segunda vez participando do Jeima, o CMEI Erick Vicente, realizará várias atividades que envolverão todos os alunos da escola. A professora, Valquiria dos Passos, diz que os jogos fazem com que as crianças aprendam sobre o meio ambiente.

“Os alunos aprendem a zelar, respeitar, ter cuidado, enfim ficam sabendo mais sobre o tema. Os alunos ficam indignados quando alguém joga alguma coisa no chão. Isso mostra que as crianças assimilam o que é ensinado na escola”, disse.

O encerramento do Jeima ocorrerá no mês de novembro, na quadra de uma escola da DRE VI ou outro lugar apropriado, com a realização de jogos recreativos, em que as crianças serão preparadas e selecionadas no CMEI até o dia dos jogos.