14/06/13 | 12:17
Semed lança II Jogos Adaptados e corrida rústica, na segunda-feira

O secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, concede entrevista coletiva à imprensa, na segunda-feira, 17, às 9h, quando fará o lançamento dos II Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas) com o tema “Nossa estrela precisa brilhar” e da Corrida Rústica “Abrace uma Pessoa com Deficiência”, no auditório da Secretaria, localizada na Av. Mário Ypiranga Monteiro, nº 2549 – Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.

Os jogos serão realizados nas modalidades de atletismo, basquetebol, voleibol, futsal, natação, golbol, bocha, jogos recreativos adaptados, tênis de mesa e queimada. O propósito é trabalhar com os alunos que apresentam deficiência e contribuir para sua integração total à sociedade, por meio de práticas esportivas com diversas valências motoras.

A coordenação será da Escola Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo em parceria com Secretaria Municipal de Desporto e Lazer(Semdej). No ano passado, o evento reuniu cerca de 600 participantes. Os organizadores aguardam na edição deste ano dois mil competidores. O público alvo é formado por pessoas com deficiência Intelectual, síndrome de autismo, deficiência visual, auditiva e paralisia cerebral.

As inscrições para o Jaavas já começam no sábado, 15, e se estendem até o dia 15 de julho. A abertura do evento será no dia 18 de agosto no Parque do Idoso, e a competição ocorrerá de 19 a 25 de agosto.

Corrida Rústica

A Corrida rústica Abrace uma Pessoa com Deficiência, tem como meta estimular a prática da corrida de rua, na cidade de Manaus, e chamar atenção para a inclusão social da pessoa com deficiência. O evento está programado para o dia 25 de agosto, às 8h, com saída e chegada na EMEE André Vidal de Araújo. O percurso da prova será nas Ruas Maceió, João Valério, Avenida Djalma Batista e Efigênio Sales.

A expectativa é que participem mais de mil pessoas, entre amadores e paratletas (visual e cadeirantes).

As inscrições começam dia 22 de junho e vão até 16 de agosto. Os competidores receberão kit atleta com camisas, chips, número de peito e medalhas (que serão entregues pelos alunos da EMEE André Vidal de Araújo e parceiros).