15/08/13 | 12:29
Semed lança I Jogos Noturnos como estratégia no combate à evasão escolar

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) lançou, nesta quarta-feira , 14, às 20 horas, na Escola Carlos Gomes, a primeira edição dos Jogos do Ensino Noturno da rede municipal. O evento reuniu representantes de 82 escolas de todas as divisões distritais zonais de Manaus, inclusive zona rural.

A competição está organizada em seis modalidades: tênis de mesa, dominó, futsal, queimada, vôlei e lance livre na cesta e contará com a participação direta de quase dois mil alunos atletas, além de toda comunidade escolar.

Os jogos noturnos são parte da estratégia para combater a evasão escolar que acontece, principalmente, no segundo semestre do ano letivo. Os Jogos do Ensino Noturno buscam motivar os alunos do 6º ao 9º ano, incluindo estudantes da Educação de Jovens e Adultos, a concluírem seus estudos.

“A evasão escolar chegou em 13% em 2012, o que é um número assustador, e a nossa meta é reduzir esse índice pela metade. O Programa de Alimentação Escolar já vem gerando ótimos resultados nesse sentido e a primeira edição dos Jogos do Ensino Noturno visa consolidar esse objetivo”, afirmou o secretário municipal de educação, Pauderney Avelino.

Segundo o coordenador do evento, Zacarias Lopes, da gerência de Ensino Fundamental, os jogos iniciam em agosto com disputas entre escolas da mesma divisão distrital e seguem se afunilando até novembro, quando acontecerão as finais.  “A nossa expectativa é que aconteça uma mobilização nas escolas incentivando a prática do desporto, além de minimizar o índice de evasão escolar no turno noturno”, afirmou Zacarias.

Para o estudante Adriel Adílson Oliveira de Jesus, 15 anos, da Escola Municipal Tereza Rosa, localizada no bairro São Francisco, a expectativa já é grande para o início das disputas. “Estamos nos preparando para os jogos, mas além de jogar, quero fazer bonito nos estudos e levar nosso time até a final”, afirmou Adriel.