04/03/15 | 17:38
Semed lança diretrizes de funcionamento dos telecentros

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) lançou as diretrizes de funcionamento dos telecentros nas escolas municipais nesta quarta-feira, 4. Atualmente, a rede municipal de educação conta com 202 telecentros que contribuem para a aprendizagem dos alunos e, também, estão disponíveis para acesso a internet por moradores no entorno da escola.

Gestores e coordenadores de telecentros participaram do evento que ocorreu no auditório da Semed. De acordo com a gerente de Tecnologia Educacional (GTE) da secretaria, Aldemira Câmara, o encontro serviu para esclarecer o trabalho dos coordenadores no apoio aos professores e gestores.

“Reunimos gestores, coordenadores de telecentro e assessores de tecnologia das DDZs para repassar as diretrizes do trabalho dentro da escola. Mostramos que o coordenador não está lá apenas para a utilização de computadores, mas para auxiliar no planejamento do professor, para contribuir na aprendizagem das crianças. Falamos, também, das medidas que eles devem tomar quando se depararem com problemas que podem ocorrer. Atualmente, estamos com 202 telecentros inaugurados. A previsão é de inaugurar mais 17”, informou.

Para  a gestora da Escola Municipal Waldir Garcia, Lúcia Cristina Cortez, a reunião é importante para esclarecer o trabalho em conjunto que o gestor deve ter com os coordenadores de telecentro nas escolas.

“É boa essa reunião porque estamos juntos com os coordenadores para ficar por dentro de tudo que vai acontecer durante o ano. O trabalho feito pelo Telecentro nas escolas é maravilhoso. Eles estimulam o uso das tecnologias, que as crianças gostam, para fazer o pedagógico, o que torna o aprendizado mais fácil”, relatou.

O trabalho em conjunto foi ressaltado pela coordenadora de telecentro Glaciane Melo dos Santos. “É um grande avanço para a educação, pois discutimos todas as diretrizes do telecentro com o objetivo de deixar tudo mais organizado para que possa fluir o lado pedagógico, que é o que a gente quer, o aluno ganhando mais. Nós, além de trabalharmos com os professores no planejamento e com os alunos, também, trabalhamos com a comunidade, abrindo espaço para que realize pesquisas no laboratório”, disse.

 

TEXTO: João Pedro Figueiredo

FOTOS: Rodemarques Abreu

 

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