04/06/13 | 11:51
Semed lança agenda integrada e site educativo

Em comemoração à semana do meio ambiente e voltada às questões ambientais para uma prática cidadã que requeira a solução de questões do cotidiano, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) lançou nesta segunda-feira, 03, a Agenda Ambiental Integrada e o site da Educação Ambiental da Secretaria, no auditório Luiz Geraldo Pontes Teixeira da Semed.

A programação visa valorizar, difundir e integrar as boas ações de Educação Ambiental (AE) realizadas nas escolas da rede municipal de ensino, a fim de convidar as unidades que ainda não desenvolvem ações deste tipo, além da confirmação do compromisso em tornar o alunado cidadãos comprometidos com a sustentabilidade das escolas e da sociedade como um todo.

A comunidade, os educadores e os profissionais que lidam com o meio ambiente terão a oportunidade de acompanhar, a partir de agora, o site http://educacaoambiental.manaus.am.gov.br/, com notícias, informações e eventos que são realizados pela comunidade escolar da rede municipal de ensino.

Segundo uma das assessoras técnicas pedagógicas em educação ambiental da Semed, Ângela Amorim, a semana e o site são dois momentos em que os educadores terão para saber mais sobre o tema, assim como acompanhar os trabalhos desenvolvidos nas escolas municipais.

“Todas as escolas devem ter sua agenda ambiental, pois está institucionalizado pela Lei nº 9.795/99, onde se encontram as orientações pedagógicas mais amplas descritas nos parâmetros curriculares nacionais. Este é um momento onde discutimos os problemas ambientais que afligem as escolas. Elas selecionam os projetos e enviam para as divisões distritais zonais da Semed que, posteriormente, faz toda uma coletânea a ser divulgada. Neste ano, a novidade é o site para pesquisa e acompanhamento dos trabalhos nas escolas”, completou.

Com o trabalho da agenda ambiental há mais de cinco anos, envolvendo cerca de 475 alunos do 1º ao 5º ano, a professora Jane Gonçalves da Escola Municipal Imaculada Conceição, bairro Planalto, zona Oeste da cidade, foi uma das participantes do evento. Ela aproveitou para ressaltar as atividades realizadas em sua escola.

O lançamento da Agenda Ambiental Integrada constará de sete etapas a serem efetuadas: levantamento das atividades a serem apresentadas pelas escolas; atividades de parceiros que as escolas possam participar; elaboração de calendário por Divisão Distrital Zonal (DDZ); calendário geral; organização logística da atividade a fim de favorecer a visita interescolar; reunião com as escolas sobre as atividades registradas na agenda integrada e lançamento da Agenda Ambiental Integrada da semana do meio ambiente da Semed.