06/02/12 | 17:50
Semed insere o PESC para aprendizado de ciências‏

Cerca de 43 mil alunos de 4 e 5 anos da rede municipal assimilarão a disciplina de Ciências de forma dinâmica e divertida. Essa realidade será possível com a aquisição da Prefeitura de Manaus por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) do PESC- Programa de Ensino Sistematizado das Ciências que é um programa composto por materiais didáticos e uma unidade experimental que possibilita a interação do aluno com a disciplina.

A apresentação do PESC acontecerá nesta terça-feira, (7), a partir das 8h, no  Elegance Festas e Convenções localizado na Rua Salvador, 232, Adrianopólis. Já nos dias 8 e 9 os professores participação de formações pedagógicas nos Polos Distritais e receberão seus kits tecnológicos que utilizarão em sala de aula.

O PESC é uma proposta de ensino inovadora, abordando diversos temas relacionados ao ensino de Ciências. Apresenta atividades experimentais que proporcionam ao aluno um enriquecimento cotidiano, utilizando trabalhos práticos, transformando a aprendizagem em um momento prazeroso, descontraído e lúdico, rico de significados, sendo agradável para alunos e professores.

Segundo a Coordenadora Pedagógica do programa, Regiane M. Rosa, o programa de ensino de ciências em Manaus será voltado para a Educação Infantil proporcionando aos educadores um kit tecnológico ( Lousa digital e videomicroscopia), jogos pedagógicos, anatomia humana e livros didáticos.

“Apresentaremos o programa aos professores para eles terem esse contato mais aprofundado com a metodologia que será utilizada. A parte concreta do material possibilita o conhecimento mais dinâmico das ciências, além da vivência e interação com a atividade, o professor e o aluno”, destacou a Coordenadora.

O Programa do ensino de ciências considerado único no país oferece uma gama de materiais didáticos contemplando o aluno com uma infinidade de maneiras de interação no universo da ciência, no qual são oferecidos desde livros didáticos a kits tecnológicos.

O PESC foi aprovado como uma nova Tecnologia Educacional. Com essa iniciativa o MEC visa orientar os municípios brasileiros sobre as soluções educacionais inovadoras que promovam a qualidade da Educação Básica em suas redes de ensino.

A apresentação do programa contará com a participação do Secretário Municipal de Educação, Mauro Lippi, o Gerente Pedagógico do PESC, Sérgio Cunha e representantes da Semed, além da atração cultural: Brinquedo Educativo – dupla que canta as músicas que constam no CD que acompanha os livros didático do PESC.