30/09/19 | 15:10
Semed inicia inscrição para o 2º Seminário Municipal de Ensino de Ciências

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Divisão de Ensino Fundamental (DEF) em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA), iniciou nesta segunda-feira, 30/9, a inscrição para o 2º Seminário Municipal de Ensino de Ciências, com tema “Escola como espaço do desenvolvimento cientifico”. A inscrição é realizada apenas pelo link: https://www.sympla.com.br/ii-seminario-municipal-de-ensino-de-ciencias__660446 e vai até o dia 16 de outubro. O evento é destinado para educadores  da rede municipal do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

O objetivo é reunir professores de ciências para dialogar sobre a importância dos projetos científicos. A Semed conta com um total de 135 unidades de ensino de todas as zonas da cidade, que atendem aproximadamente 55 mil alunos do 6º ao 9º ano. O seminário vai debater com os educadores da disciplina a importância dos projetos científicos desenvolvidos nas escolas municipais de Manaus, além de discutir sobre a nova proposta de ensino de Ciências conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A assessora de ciências da DEF e coordenadora do seminário, Márcia Seixas de Castro, destacou a importância do evento para os educadores da disciplina, pois é uma chance de discussão, interação e aprendizado sobre o trabalho pedagógico realizado em sala de aula.

“É importante os professores estarem presentes no seminário, porque vamos falar sobre a importância de haver o desenvolvimento cientifico. Sabemos que já existe, mas precisa ser difundido mais ainda. O seminário é fundamental porque é o encontro de todos os professores e sabemos que cada um tem uma vivencia em sua escola totalmente diferente”, comentou.

Seminário
O 2º Seminário Municipal de Ensino de Ciências será realizado no Auditório Luís Guilherme Filho da Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), na Avenida Darcy Vargas, 1200º, Parque 10 de Novembro, no dia 18 de outubro, das 8h às 17h. O evento contará com as presenças e contribuições da Professora Dra. Maria Olivia, da UEA; Dra. Irlane Maia de Oliveira, da Ufam.

Programação – 8h às 11h

8h – Credenciamento

9h – Abertura

Hino Nacional

Mesa de Abertura

Dr. Cleinaldo Costa – Reitor da UEA

Dr. Sylvio Mário – Reitor da Ufam

Dra. Kátia Schweickardt – Secretária da Semed

9h15min – Profª Dra. Maria Olivia – UEA

Tema: Escola como Espaço do Desenvolvimento Cientifico

10h – Profº Dra. Irlane Maia de Oliveira – Ufam

Tema: Reformulação do Projeto do Curso de Licenciatura de Ciência e Proposta Pedagógica de Ciências

10h30min – Abertura para a participação da plateia

11h25min – Encerramento

Programação – 13h às 16h

13h – Credenciamento

14h às 16h – Oficinas

Redação Cientifica;

Dra. Irlane Maia – Ufam

Aplicação da Biotecnologia em Projetos Escolares;

Dr. Patrick Gomes – Escola Amazônica

Implantação de Jardim Comestível em Escola;

MSc. Daniele Grijó – IFAM

Se comer, Plante: Práticas para o Desenvolvimento de um Viveiro Escolar de Mudas Regionais

Esp. Leandro Paraizo – Semed

16h30min – Encerramento com sorteio de brindes

 

Texto: Paulo Rogério
Fotos: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054