17/10/18 | 15:22
Semed inicia contratação de 200 estagiários do Programa de Gestão da Alfabetização

O Programa de Gestão da Alfabetização (PGA), da Prefeitura de Manaus, iniciou nesta quarta-feira, 17/10, a contratação dos 200 estagiários que atuarão como apoio nas 76 escolas participantes do programa, beneficiando aproximadamente 12 mil estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental. A expectativa é de que, até sexta-feira, 19/10, todos os estagiários tenham realizado a assinatura o contrato, na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O PGA é realizado em parceria com o Instituto Ayrton Senna (IAS), implementado neste ano, para o desenvolvimento integral das crianças de 3º ano do Ensino Fundamental. A seleção dos estagiários foi realizada pelo Instituto Trimonte de Desenvolvimento (ITD), por meio de entrevistas e levando em consideração as necessidades das escolas. Cada estagiário vai dar apoio a duas turmas por escola, com a carga horária de 20 horas semanais, por um prazo de 2 anos, recebendo uma bolsa de R$ 932,20.

O coordenador do programa, Francinaldo Nogueira, conta que os estagiários contratados vão ajudar o professor em sala de aula, contribuindo para o letramento e alfabetização das crianças que apresentarem alguma dificuldade.

“A medida que vão assinando os contratos, eles estão sendo encaminhados para as escolas, nos turnos matutino e vespertino. Eles vão atuar atendendo duas turmas por escola, com o regime variando de duas por dia ou uma a cada dia. Eles poderão sugerir atividades e trabalhar com o reforço da leitura de acordo com o sugerido pela escola”.

Uma das contratadas é Viviane Brasão, do 8º período de Pedagogia. Para ela, a oportunidade de trabalhar na secretaria possibilitará conhecer realidades como da Escola Municipal Ambientalista Chico Mendes, localizada na zona Rural.

“Escolhi a escola porque moro próximo. Quero ajudar o professor e conhecer o lado da Educação Rural. Eu tive uma formação ontem sobre como lidar com essas crianças e trabalhar de forma lúdica e fazer projetos de alfabetização”.

Programa de Alfabetização

O Programa de Alfabetização da Semed trabalha para atingir a meta número 5 do Plano Municipal de Educação, que determina a alfabetização de todas as crianças até o final do 3º ano do Ensino Fundamental até 2024.

Para isso, serão realizadas três avaliações, sendo uma no início do ano letivo, outra na metade e a última no final do ano, que vão diagnosticar o nível de desenvolvimento do aluno.

De acordo com as metas apresentadas pela secretaria, a ideia é chegar em 2021 com 100% dos alunos da rede alfabetizados e para alcançar esses resultados, serão utilizadas ferramentas como a Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE), Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA).

O Programa de Alfabetização conta com recursos oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), sendo uma das ações do componente 2 das diretrizes do Projeto de Expansão e Melhoria Educacional da Rede Pública Municipal de Manaus (Proemem).

 

Texto: Alexandre Abreu

Fotos: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054