26/05/15 | 17:22
Semed inicia avaliação de metas nas escolas da rede

O desempenho escolar interno e externo dos alunos do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental será avaliado até o dia 1° de junho em todas as unidades de ensino de Manaus. A análise é parte do encontro para avaliação do Relatório de Análise de Desvio de Meta (RADM), referente ao 1° bimestre do ano letivo, que começou a ser realizado pela Secretaria Municipal de Educação nesta terça-feira, 26.

A metodologia de análise faz parte da Gestão Integrada da Escola (Gide) da Semed. A meta é avaliar se os alunos do 5º, 7º e 9º anos alcançaram os 70% de aproveitamento das avaliações internas aplicadas nas escolas, assim como conhecer o desempenho de 75% dos estudantes do 3º ano na Prova Brasil e na Avaliação do Desempenho do Estudante (ADE).

Foram avaliados no primeiro dia 37 escolas municipais que integram a Divisão Distrital Zonal (DDZ) IV Centro-Sul. Na Escola Municipal Professor Fernando Timóteo da Silva, localizado na comunidade Alfredo Nascimento, bairro Cidade de Deus, zona Norte, a coordenadora de gestão da Gide na Divisão, Ana Luiza, reuniu toda equipe pedagógica e explicou como será feito o trabalho com os educadores.

“Nós analisaremos os resultados que a escola obteve na parte interna e externa, ou seja, interno com rendimento bimestral aplicado nas avaliações dos próprios professores. No externo, são as avaliações da Prova Brasil e Avaliação do Desempenho do Estudante. Com base nesses dois dados, nós identificamos que turmas apresentaram dificuldades ou alguns entraves. Juntamente com toda equipe docente, vamos traçar ações para que possamos melhorar esses índices para o próximo bimestre”, destacou.

O assessor pedagógico e coordenador dos anos iniciais (1º ao 5º ano) da DDZ IV, Edinaldo Porto, disse que o objetivo dos profissionais é melhorar o desempenho dos alunos e traçar metas para os educadores da Divisão.

“Nós verificamos os resultados da escola, copiamos todos os resultados em uma amostragem. Após essa amostragem e o status da escola dentro do trabalho da Gide no plano ambiental e pedagógico, será visto o que não foi alcançado no período. Tudo que tiver abaixo do percentual base vai ser novamente replanejado para o segundo bimestre”, esclareceu.

O encontro de análise de resultados da Gide conta com a participação dos assessores da Gide de cada Divisão Distrital Zonal (DDZ) da Semed, equipe pedagógica das escolas municipais, professores, pedagogos e gestores, além dos servidores administrativos e serviços gerais.

Zona Leste

Na DDZ VI Leste I, alunos do 1º ao 9º ano de 56 escolas municipais estão sendo avaliados em seu desempenho escolar no 1º bimestre. Nesta terça-feira, 26, a coordenadora de gestão da Gide da divisão, Cleonice Prestes Pinheiro, esteve acompanhando os trabalhos com a equipe pedagógica da Escola Municipal Escritora Zélia Gattai, na comunidade Grande Vitória, zona Leste.

“Esse momento é de pausa e reflexão, que permite tanto a escola, a divisão e a Semed identificarem os fatores fortes que mais impactam nos resultados. Esse momento é para nós construirmos os relatórios de desvio de metas. Esperamos, em conjunto com o assessor pedagógico, poder fazer uma tomada de ações corretivas, juntando um esforço coletivo para não deixar nenhum aluno sem um bom desempenho escolar”, completou.

A diretora da escola, Danielle Lima da Silva, disse que esse período de avaliação será fundamental para dar continuidade aos resultados conquistados por sua unidade no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“Esse momento de análise vai ajudar muito as escolas, porque sempre estamos atrás dessas metas e procurando trabalhar da melhor maneira com os alunos e professores. Nós procuramos oferecer mais recursos pedagógicos para melhorar o desempenho da nossa comunidade escolar, assim como foi no último Ideb pelo comprometimento de todos da escola”, afirmou.

 

Texto: Paulo Rogério

Foto: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054