05/02/13 | 16:30
Semed inicia ano letivo com educação de tempo integral

250 escolas terão ações educacionais em tempo integral. PMM vai inaugurar sete escolas neste segmento educacional até o final do ano

Dos 227 mil alunos da rede municipal que iniciaram o ano letivo hoje, pelo menos a metade irão estudar em tempo integral. É que das 500 escolas da Semed, 250 irão aderir, já no início do ano, este método de ensino, por meio do Programa Mais Educação, do Governo Federal. O anúncio foi feito pelo Secretário Pauderney Avelino durante a solenidade de abertura do ano letivo, na manhã de hoje (5), no Complexo Escolar Maria Antonieta Verçosa, no Riacho Doce, bairro Cidade Nova.

Outra novidade anunciada foi o Programa de Segurança Alimentar, que irá oferecer alimentação completa aos estudantes, desde o café da manhã, passando por lanche, almoço, lanche da tarde e jantar.

“Iniciamos o ano letivo sob o signo da mudança, uma mudança de conceitos. Essas ações são a espinha dorsal de nossa gestão e com elas iremos reduzir o vergonhoso percentual de evasão

escolar que temos, e alcançar, já este ano, as notas do Ideb previstas para 2015”, afirmou o secretário.

 O Prefeito de Manaus Arthur Neto participou do evento e afirmou que nenhuma criança matriculada na rede municipal de ensino ficará sem estudar por conta de reforma em escolas.

“Mesmo não querendo, vamos ter que alugar prédios e relocar alunos. Não é o que eu queria, eu queria que os prédios fossem próprios da prefeitura, mas vamos alugar com preço baixo. Uma coisa é certa: nosso compromisso será mantido. Se não tem com prédio da prefeitura, vai ser alugado, mas as crianças não vão ficar sem estudar”, garantiu.

 Ensino de tempo integral

Os alunos das 250 escolas que terão ensino de tempo integral irão estudar as disciplinas da grade curricular em um turno e no contra turno desenvolverão atividades esportivas, musicais, além do reforço escolar em língua portuguesa e matemática.

Em seu discurso na solenidade de abertura do ano letivo, o Secretário Pauderney Avelino garantiu que a prefeitura irá construir, até o final do ano, sete escolas de tempo integral, sendo uma em cada zona geográfica da cidade.

“Sei que a implementação de escolas de tempo integral é um desafio, mas acredito que a nova gestão está disposta a encará-lo”, disse a diretora da Escola Municipal Regina Vitória Muniz, Jaqueline Alencar.

 

 

Cerimônia

No ginásio do Complexo Escolar Maria Antonieta Verçoza, professores, diretores, alunos e toda a comunidade escolar comemoraram o início oficial do ano letivo de 2013 nas escolas municipais, que nesse ano tem o tema: ‘A educação integral promovendo a paz e a solidariedade’.

Para delírio do público, estiveram presentes, também, os lutadores amazonenses do UFC (Ultimate Fighting Championship) Adriano Martins, Ronaldo Jacaré e Diego Brandão, o Ceará, e também o lutador de MMA Ronys Torres.

O Prefeito Arthur Neto explicou que convidou os lutadores por entender que eles são exemplos de vida para os estudantes.

“Vamos mostrar para as crianças o exemplo deles. Ensinar que devem ser saudáveis, sem drogas e que com esforço podem ser campeões na vida”, falou.