01/04/11 | 12:09
Semed inicia a Semana da Literatura Amazonense

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) lançou na manhã desta sexta-feira (1), a Semana da Literatura Amazonense, instituída por meio da lei nº 882 de 19 de setembro de 2005 e inserida no calendário de atividades das escolas municipais. Neste ano, 190 escolas irão promover atividades pedagógicas como: exposições de livros, concurso de poesias, de literatura, gincanas, feiras culturais e palestras. “A idéia é promover atividades para que talentos sejam revelados. Acredito que dentro das escolas existem grandes escritores a espera somente de uma oportunidade”, afirmou o Subsecretário de Gestão Educacional da Semed, Suames Maciel.
 
Regionalização

Durante seu discurso o poeta e escritor Celdo Braga alertou os professores a tomarem a responsabilidade de inserir na nova geração o orgulho de ser caboclo da Amazônia. “Nossos jovens desconhecem nossos símbolos, nossas palavras. É tempo de assumirmos a nossa cara e termos orgulho de ser desta terra”, disse.
 
Livros

A Semed, em parceria com a Moto Honda ,confeccionou cinco mil livros de poesias escritas por alunos durante a Semana de Literatura do ano passado. Em 2011 a intenção é fazer uma culminância dos trabalhos e montar outro livro.
“Fizemos esta parceria com a Moto Honda e já estamos entregando nas escolas os livros do ano passado”, ressaltou Suames.
 
Hall

Durante os oito dias da Semana de Literatura obras de diversos escritores e poetas amazonenses estarão expostas no hall principal da Semed. As várias prateleiras com livros chama a atenção de quem passa pelo local.  “Tem muitas obras boas aqui. Vários livros para conhecermos o passado da nossa terra. Achei uma iniciativa maravilhosa”, disse Gilda Margot, funcionária da Gerência de Atividades Complementares.