23/07/18 | 14:26
Semed inicia a implementação de sistema integrado de tramitação de documentos

Foi apresentado nesta segunda-feira, 23/7, o Sistema Integrado de Gestão Eletrônica de Documentos (Siged), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que começou a ser implementado no serviço de protocolo da secretaria no último dia 17/7. A ideia do novo modelo de operação é tornar o fluxo de documentos e informações entre setores da Semed e o público mais eficiente, seguro e transparente.

A apresentação foi feita pelo subsecretário de Administração e Finanças, Bruno Guimarães e contou com a presença da subsecretária de Gestão Educacional, Euzeni Trajano, chefes e diretores de departamentos, diretores técnicos e dos consultores da empresa Ikhon Tecnologia, contratada pela Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), para a implantação do sistema em toda prefeitura.

A previsão é de que toda a secretaria passe a utilizar o Siged até janeiro de 2019, incluindo sede da Semed, Divisões Distritais Zonais (DDZs), Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) e Subsecretaria Municipal de Infraestrutura e Logística (Infalog).

Além de tornar a tramitação de processos da secretaria mais ágil, o Siged vai gerar uma economia de papel, com despachos e anexo de documentos de forma online e replanejamento do fluxo dos documentos com mais segurança e confiabilidade das informações, que vão utilizar uma única base de dados.

De acordo com secretária de Educação, Kátia Schweickardt, a Semed, como maior secretaria do município, tem o compromisso de tornar os processos mais eficientes. “Estamos satisfeitos em aderir ao Siged, assim como outras secretarias já fizeram. O sistema vai aperfeiçoar, dar transparência, celeridade na tramitação dos processos e é muito importante melhorarmos essa aliança entre poder público e sociedade”.

O chefe da Divisão de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI), Ailton Galvão, falou como está sendo realizado o processo de implantação. “O sistema vai fazer toda tramitação dos processos e cada setor irá criar os fluxos de trabalho. O tramite de uma secretaria para outra também será toda digital e vai reduzir tempo, custos de combustível, papel e pessoal”.

Um dos consultores da empresa Ikhon Tecnologia, Rafael Almeida explicou que o trabalho será realizado em três fases. “A primeira etapa é de consultoria, com desenvolvimento do plano de classificação documental. A segunda trata da modelagem dos processos e a terceira da implantação do sistema em si. Isso pode trazer uma série de benefícios, seja com a recuperação da informação rápida, a informação no tempo correto, entre outros”, disse.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Cleomir Santos

 

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