17/06/13 | 13:59
Semed incentiva inclusão social de pessoas com deficiência

Promover a inclusão social de crianças com deficiência e chamar a atenção da sociedade sobre a capacidade de superação do deficiente através do esporte.  Foi com este lema que a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Gerência de Educação Especial, lançou na manhã desta segunda-feira, 17, o 2º Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas), que este ano tem slogan ‘Nossa estrela precisa brilhar’. O evento foi criado para integrar socialmente os alunos deficientes por meio das atividades lúdicas e esportivas e criar condições que favoreçam o desenvolvimento dos alunos em seus aspectos cognitivo, motor, afetivo e social.

A expectativa da coordenação é que mais de dois mil competidores participem das atividades nas modalidades de atletismo, basquetebol, voleibol, futsal, natação, goal bol, bocha, jogos recreativos adaptados, tênis de mesa e queimada. O público alvo são pessoas com deficiência Intelectual, síndrome de autismo, deficiente visual, deficiente auditivo e paralisia cerebral, que façam parte da rede municipal de ensino ou de entidades filantrópicas como Apae e Instituto Felipo Smaldone.

Segundo a Gerente de Educação Especial da Semed, Reni Formiga, o Jaavas vai muito além de uma mera atividade esportiva, e ajuda no desenvolvimento pedagógico dos alunos especiais da rede municipal de educação.

“É de grande relevância porque eleva a autoestima dos alunos, pois eles se sentem capazes. Eles ficam entusiasmados e esse entusiasmo ajuda nas práticas pedagógicas oferecidas. Por isso, é importante a participação deles e a disponibilização dos pais em darem apoio e acreditarem principalmente no potencial de seus filhos”, afirmou.

O Secretário de Educação, Pauderney Avelino, participou do lançamento do 2º Jogos Adaptados André Vidal de Araújo e parabenizou a iniciativa da coordenação. Segundo ele a Semed irá dar todo o subsidio necessário para que a competição seja um sucesso.

“Podem contar conosco em tudo o que for preciso. Os jogos desse ano serão melhores do que a do ano passado e vamos trabalhar para que ano que vem seja melhor do que a segunda edição”, disse.

Os jogos estão abertos à toda sociedade e os alunos especiais da rede municipal, estadual, particulares e demais entidades podem participar da rede, segundo a coordenadora do JAAVAS Shirley Amaral. “As inscrições estão abertas até para alunos do interior. Basta fazer a inscrição no site e entregar na Escola André Vidal até o dia 15 de julho”, afirmou Shirley.

Os interessados podem entrar no site da Semed (www.semed.manaus.am.gov.br) clicar no link do Jaavas, imprimir e preencher a fixa de inscrição, e em seguida entregar no Complexo Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo, localizado na Rua Maceió, em frente à Secretaria Municipal de Saúde. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 15 de julho.

I Corrida Rústica ‘Abrace uma pessoa com deficiência’

Para fechar com chave de ouro as atividades do 2º Jogos Adaptados André Vidal de Araújo, no dia 25 de agosto, às 8h, será realizada a 1º Corrida Rústica ‘Abrace uma pessoa com deficiência’, que visa estimular a prática da corrida de rua, na cidade de Manaus, e chamar atenção para a inclusão social da pessoa com deficiência.

A expectativa é que participem mais de mil pessoas, sendo amadores e paratletas (visual e cadeirantes). As inscrições começam dia 22 de junho e vão até 16 de agosto. Os competidores receberão kit atleta com camisas, chips, número de peito e medalhas (que serão entregues pelos alunos da EMEE André Vidal de Araújo e parceiros).

O percurso da prova será nas Ruas Maceió, João Valério, Avenida Djalma Batista e Efigênio Sales e as inscrições também podem ser realizadas no site da Semed.