24/05/12 | 15:30
Semed inaugura Escola Municipal Francisca Soares
Com uma infraestrutura de chamar atenção a nova escola vai atender mais de 400 alunos de 1º ao 5º ano e quatro turmas da educação infantil
A Prefeitura de Manaus, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), inaugurou mais uma unidade de ensino na cidade. Na manhã de hoje (24), foi a vez dos moradores do Conjunto Castanheiras, na zona leste de Manaus, serem presenteados com a Escola Municipal Francisca Soares, que vai atender 447 alunos em um espaço que não deixa a desejar a nenhuma escola particular.
Com infraestrutura e acabamento impecáveis, o toque especial na escola ficou por conta da decoração feita pelos próprios professores. Em cada ambiente um painel com frases como: ” Se a educação não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda”, do educador Paulo Freire compunham o cenário. Tamanha excelência, segundo a diretora Maria de Fátima Barbosa, surpreendeu os pais.
“Os pais estão bastante surpresos com a beleza da escola. Muitos comentaram que olhando por fora não tinham como imaginar o quanto a escola está bonita. Agora temos espaço para trazê-los para dentro da escola, porque sabemos que educação de qualidade é feita com a ajuda dos pais, pois a escola ensina, mas quem educa é a família”, disse.
Palavras confirmadas por Margareth dos Santos, mãe do aluno Luiz Gustavo, 8, do 3º período.
“A escola ficou mais bonita do que eu imaginava. De fora não dá pra ter ideia do tamanho e da beleza da escola. Com essas condições valeu a pena esperar até agora para iniciar o ano letivo”, falou.
A Escola Municipal Francisca Soares, foi anteriormente anexo da escola Albérico Antunes, no mesmo bairro, mas devido a demanda precisou ter sede e nome próprio. Agora, conta com 10 salas de aula refrigeradas, laboratório de informática, biblioteca e um amplo espaço recreativo.
“O ambiente das nossas escolas são melhores do que de muitas escolas particulares, sei disso porque conheço todas as escolas do munícipio e algumas particulares. Tanto isso é verdade que hoje, muitas famílias de classe média disputam vagas na rede municipal de ensino. Isso quer dizer que temos uma educação de qualidade”, afirmou o Secretário da Semed, Mauro Lippi, durante seu discurso.
Qualidade das salas de aula
Um dos pontos que mais chamou atenção na Escola Municipal Francisca Soares são as salas de aula. Na destinada para a educação infantil, por exemplo, as paredes ajudam a ensinar as crianças por meio de desenhos das letras do alfabeto. Estantes com livros foram montadas e intituladas de cantinho da leitura, compostas por obras consagradas da literatura infantil e revistas de quadrinhos. Tudo isso para oferecer um ambiente agradável e saudável aos alunos.
A nova escola vai iniciar o ano letivo na próxima segunda feira (28).