27/08/12 | 16:18
Semed inaugura biblioteca Escritora Ana Peixoto

A biblioteca que é localizada nas dependências da Escola Municipal Nestor José Soeiro Nascimento conta com um acervo de cerca de três mil livros, além do acervo digital.

Os alunos da Escola Municipal Nestor José Soeiro Nascimento e os moradores do Parque São Pedro, zona oeste da cidade, receberam um presente na manhã de hoje (27). A Secretaria Municipal de Educação (Semed) inaugurou, dentro das dependências da unidade de ensino, a biblioteca Escritora Ana Peixoto, um espaço que conta um acervo de cerca de três mil livros, além de um acervo digital do Ministério da Educação (MEC).

A homenageada que dá nome à biblioteca participou da solenidade de inauguração. Emocionada, ela se disse lisonjeada pela lembrança da Semed.

“Eu não tenho uma palavra específica para exemplificar meu sentimento. Sei que estou muito feliz e pretendo visitar essa biblioteca com frequência. Vou ficar vigilante como a coruja, igual na história que conto no livro: Histórias de bichos da Amazônia”, disse.

A biblioteca tem pouco mais de 15 metros quadrados. As prateleiras com os livros estão de um lado e os nove computadores com o acervo digital do MEC de outro, divididos por mesas de leitura.

Para a bibliotecária Larissa Campos, que é recém-formada e pela primeira vez vai conduzir uma biblioteca, a expectativa é que a pesquisa seja bastante explorada e o espaço seja muito frequentado.

“A biblioteca expande o conhecimento. Ela auxilia no aprimoramento da leitura e escrita, além de ampliar o imaginário e senso crítico dos alunos. Por isso é importante que ela seja bem utilizada”, avaliou.

Diego de Araújo, 9, aluno do 4º ano, ficou encantado ao entrar na biblioteca. Sua primeira reação foi tocar nos livros e observar a quantidade de obras disponíveis. Leitor assíduo, o pequeno diz que agora vai poder aumentar a intensidade de suas leituras.

“Eu já li uns 16 livros. Em casa minha mãe possui alguns livros e ela me incentiva a ler. Agora vou ter mais opções”, afirmou, ele que tem como obra predileta a história infantil: O rato do campo e o rato da cidade.

Homenageada

Ana Peixoto é escritora e professora aposentada da Secretaria de Estado da Educação. Tem oito obras publicadas, entre literatura infantil e poesias. Uma vida voltada para o intelecto e a educação de pessoas, mas que nunca havia tido um reconhecimento digno da grandiosidade de seu trabalho.

Com a homenagem dada pela Semed, Ana Peixoto afirma que valeu a pena o seu esforço.

“A criança é a terra mais fértil para semear a leitura. A partir de agora, me tornarei uma amiga da Escola Nestor Soeiro”, falou.