13/03/14 | 16:01
Semed inaugura biblioteca e amplia para 220 escolas com espaço para leitura
Espaços contam, em média, com acervo de 3,5 mil obras e estão espalhados por todas as zonas da cidade
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) inaugurou, na manhã desta quinta-feira (13), a biblioteca Armando Andrade de Menezes, localizada na Escola Municipal Esmeraldo Bessa, no bairro Jorge Teixeira 3, zona leste. Com essa nova unidade, a secretaria ampliou para 220 o número de bibliotecas escolares, totalizando um acervo de mais de 600 mil livros. Dentre essas, 13 são bibliotecas polos, que utilizam de recursos tecnológicos para favorecer o aprendizado dos alunos.
De acordo com a Coordenadora das bibliotecas das escolas municipais, Loana Portela, cada biblioteca escolar possui, em média, um acervo de 3,5 mil títulos. Neste primeiro semestre, a Semed concluirá um levantamento para identificar as escolas que possuem espaço para a instalação de novas bibliotecas.
“Vamos verificar os espaços de todas as escolas que ainda não possuem, para organizar a criação de novas bibliotecas. A secretaria disponibiliza o acervo, mas a comunidade também pode fazer doações para complementar o conteúdo das bibliotecas”, informou.
A triagem faz parte do Programa de Melhoria da Biblioteca Escolar, que tem o desafio de implantar, em cada escola, uma biblioteca com infraestrutura de qualidade com um acervo atualizado e recurso humano qualificado para melhor atender os estudantes.
Biblioteca Polo

As Bibliotecas Polos são centros referenciais dinâmicos, que disponibilizam recursos informacionais para o crescimento sociocultural do aluno e da comunidade ao entorno da escola. As unidadessão equipadas com um acervo atualizado, computadores com acesso à internet, orientação à pesquisa, consulta a jornais e revistas, além do serviço de empréstimo de livros para professores, alunos e comunidade. Cada unidade polo possui um acervo com cerca de 5 mil livros.

Atuando como um centro de informação e difusão do conhecimento, as bibliotecas polos estão instaladas em prédios anexo às unidades de ensino. A bibliotecária Silene Batista, ratificou que o ao espaço também é livre para a comunidade. “Não só atendemos os alunos, como a comunidade também. Alguns moram em bairros distantes das Bibliotecas Públicas, então a escola se dispõe a ajudar essas pessoas interessadas em pesquisas”, informou.

Inauguração

A biblioteca Armando Andrade de Menezes, que fica nas dependências da Escola Municipal Esmeraldo dos Santos Bessa vai beneficiar cerca de 700 alunos de 1º ao 5º ano da unidade de ensino e também comunitários.

A biblioteca terá à disposição mais de duas mil obras entre enciclopédias e livros de literatura e pesquisa, oriundas do acervo particular da Semed e de doação do Programa Nacional de Biblioteca Escolar (PNBE), do Ministério da Educação (MEC).

 Armando Andrade de Menezes, patrono da biblioteca que é um escritor apaixonado pela literatura e atualmente preside a Academia Amazonense de Letras, participou da solenidade acompanhado da esposa, filhas e netos. Em seu discurso, falou da emoção que sentiu ao saber da homenagem.

 “Isso toca nosso coração. Eu que amo escrever, poder dá nome a um espaço onde crianças terão acesso a leitura, realmente é uma honra. É um presente de aniversário antecipado, já que, faço 88 anos no dia 21 de março”, declarou Armando.

A diretora da Escola Esmeraldo dos Santos Bessa, Sandra Machado, disse que a inauguração marca um novo tempo para o desenvolvimento dos alunos.“Essa inauguração representa muito para nós da Escola Esmeraldo Bessa, porque antes nós não tínhamos um espaço para armazenar os livros e fazíamos a Biblioteca Participativa, onde levávamos os livros para as salas de aula. Agora, temos um espaço adequado que vai estimular os alunos a desfrutarem da leitura. Estou muito entusiasmada porque sei que a leitura constrói sonhos e quem lê sabe mais, e nossos alunos dessa comunidade carente precisam ter acesso a isso”, disse.

TEXTO: THIAGO BOTELHO E LUANA CARVALHO

FOTOS: RODEMARQUES ABREU
Assessoria de Comunicação da Semed
Gisa Prazeres – 8842-1188 / 3632-2054