21/05/12 | 16:15
Semed inaugura 100º Telecentro
Um dia de comemoração. Professores, diretores, alunos e pais se reuniram na manhã de hoje (21), na Escola Municipal Joaquim Gonzaga Pinheiro, onde a Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), inaugurou o Telecentro de número 100, para festejar o feito. A quadra da escola estava totalmente lotada. Todos querendo participar desse momento histórico para a educação municipal.
Composto por 11 computadores, uma televisão e uma impressora, o Telecentro vai disponibilizar acesso à internet e cursos de informática grátis para alunos e comunitários do bairro Vila da Prata, zona oeste da cidade.
Segundo o diretor da escola, Fernando Castelo Branco, a inauguração de um espaço com acesso à rede mundial de computadores era um sonho antigo da comunidade.
“Era um sonho antigo nosso que hoje a Prefeitura de Manaus e o Secretário Mauro Lippi realizaram”, falou.
A professora do 4º ano, Kátia Rodrigues, acredita que a ferramenta trará uma melhora significativa no processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
“Hoje não tem como pensar educação sem as novas tecnologias. Nossas crianças já nascem informatizadas e essa ferramenta vai auxiliar pesquisas e ampliar as possibilidades deles (alunos)”, disse.
Oportunidade
A dona de casa Rosangela Pereira fez questão de participar da inauguração do Telecentro da Escola Municipal Joaquim Gonzaga Pinheiro, onde suas três filhas estudam. Ela conta que não tem computador em casa e se disse agradecida por ter a oportunidade de acessar a internet na escola.
“É um novo jeito de estudar que elas (filhas) não tinham. Até eu vou me matricular nas aulas de informática”, afirmou.
“Espero poder ler historinhas e pesquisar trabalhos. Vou convidar minha mãe pra aprender a usar o computador e me ajudar também”, disse o aluno Pedro de Oliveira, 9, do 4º ano.
99º Telecentro
A Escola Municipal João Valente, no bairro da Betânia, também inaugurou o seu Telecentro na manhã de hoje (21). Na ocasião o Subsecretário da Semed, Suames Maciel Gomes esteve presente e descerrou juntamente com o diretor da unidade de ensino, Áureo Lúcio, o pano que cobria a placa inaugural do Telecentro.
“Estamos felizes estamos promovendo a inclusão digital e a democratização do acesso à rede para nossos alunos”, disse o diretor.
A Semed continuará a serie de inauguração de Telecentros nas escolas municipais de Manaus. A meta é inaugurar 219 até o mês de agosto.