27/03/13 | 17:13
Semed firma parceria com o Sistema de Ensino Aprende Brasil

Garantir o ensino-aprendizagem dos alunos da rede municipal e, consequentemente aumentar o rendimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Esse é um dos principais objetivos da nova parceria entre a prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com o Sistema de Ensino Aprende Brasil, da Editora Positivo.

A solenidade de lançamento do projeto Aprende Brasil para Manaus, ocorreu nesta terça-feira, 26, no Hotel Cesar Business, na Av. Darcy Vargas, 654, Chapada, Zona Centro-Sul da capital. Na oportunidade, os convidados e educadores assistiram a um vídeo explicando e informando todo sistema que é oferecido pelo Aprende Brasil.

A partir deste ano, cerca de 44 mil alunos de 60 escolas da rede terão acesso a todo o conteúdo do Material Didático Integrado e das ferramentas digitais do Aprende Brasil – presente desde 2011 na capital amazonense. São 47 escolas a mais participantes do sistema que conta em 2013 com a sala de Apoio a Aprendizagem.

“Nós estamos fazendo um esforço muito grande no sentido de ‘atacar’ as causas dos problemas da nossa educação, progredir na questão do ensino aprendizagem e fazer um choque na gestão pedagógica. Nós analisamos que podemos melhorar muito o nosso nível de aprendizado, onde a ideia é justamente de mostrar os novos métodos que estão sendo ampliados em toda nossa rede”, afirmou Pauderney.

O subsecretário de administração e finanças da Semed, Luís Fabian, disse que a ampliação ajudará muito na construção de uma cidadania melhor e no processo de ensino aprendizagem dos alunos da rede.

“As metas são muito claras e ousadas: elevar em 25% o Ideb previsto para esse ano e de modo que as ações tem que ser imediatas. Por meio de ferramentas pedagógicas, e principalmente da sala de reforço escolar, iremos atuar nas deficiências de nossos alunos”, completou.

Segundo a coordenadora pedagógica regional do Aprende Brasil Manaus, Maria Cristina Rodrigues, a parceria tem tudo para contemplar a comunidade escolar e os educadores de um material de qualidade e de fácil aprendizado.

“Nós compreendemos que será um projeto inovador e arrojado, onde nós da editora Positivo por meio do Sistema Aprende Brasil, fizemos todo um corpo de trabalho que vem atender as necessidades da rede municipal para o êxito do município, que é alcançar os melhores índices do Ideb e, fundamentalmente, avançar nos níveis de aprendizagem dos alunos”, citou.

Com a nova parceria firmada, o Aprende Brasil também passará a coordenar os cursos de formação para os professores do programa de apoio à aprendizagem. Serão cerca de 200 docentes atuando em salas especiais, que oferecerão atividades especificas para alunos com baixo rendimento escolar.

Aprende Brasil

O Sistema de Ensino Aprende Brasil é referência em todo o País, presente em mais de 200 municípios e 2.800 escolas públicas, aliando orientações pedagógicas, monitoramento da qualidade do ensino, materiais didáticos integrados e ferramentas multimídias do Portal Aprende Brasil.

Personalizado para cada município, o Portal Aprende Brasil permite que Secretaria de Educação e escolas interajam usando a internet em ambientes de aprendizagem. Entre as ferramentas oferecidas pelo portal, estão atividades interativas, recursos multimídia, obras literárias, enciclopédias, dicionários virtuais, simuladores, reportagens, conteúdos curriculares, ferramentas inteligentes de busca, sugestões de atividades para a sala de aula, dentre vários outros conteúdos.