11/10/13 | 17:46
Semed firma parceria com a Justiça Federal

O Secretário Municipal de Educação, Pauderney Avelino, reuniu-se na manhã desta sexta-feira, 11, com a juíza Jaiza Fraxe e o Diretor de Núcleo Judiciário da Justiça Federal, Jenner Campos, para firmar uma parceria com o projeto “A Justiça Federal na Escola”, que será implantado na rede municipal de ensino a partir de 2014. Segundo Pauderney Avelino, a parceria será proveitosa e se alinha com os outros segmentos trabalhados na área da cidadania com os alunos da rede municipal de ensino.

“Esta iniciativa da Justiça Federal é muito importante, porque nós podemos levar ao conhecimento dos alunos da nossa rede quais atribuições e como atua a Justiça Federal. Assim, ela se une aos outros parceiros da Semed como Ministério Público do Estado do Amazonas, Ministério Público Federal e do Trabalho. O mais interessante é que a Justiça Federal irá até as escolas”, avaliou.

O diretor do núcleo judiciário, Jener Campos, disse que o projeto irá atuar com educadores e alunos que precisam saber como é feito o trabalho da Justiça Federal. “A instituição do bem começa a preparar a criança para fazer o bem. A Justiça Federal está contribuindo um pouco com a vacina do bem para que os alunos sejam bons cidadãos no futuro. A nossa intenção é plantar a semente da cidadania, junto com outros órgãos que já trabalham em parceria com a prefeitura para criarmos a vacina do bem”, afirmando que o aprendizado será proveitoso para comunidade escolar.

“Nós vamos levar não somente noções de direito, mas de deveres também, porque o cidadão precisa conhecer seus deveres também. Vamos desmistificar a figura da justiça federal pra sociedade. Quem sabe podemos influenciar as crianças para se tornarem um juiz federal no futuro ou prestar concurso para se tornarem servidores da casa”, finalizou.

O projeto será desenvolvido com visitas de servidores, diretores da justiça federal e até juízes federais nas escolas, de acordo com um cronograma elaborado que deve contar com a presença de pais, responsáveis e, principalmente, da comunidade.